segunda-feira, 30 de abril de 2012

Presidente inaugurou novas instalações do Cineteatro Alba em Albergaria-a-Velha

O Presidente da República visitou o concelho de Albergaria-a-Velha, tendo inaugurado as novas instalações do Cineteatro Alba.

Mais tarde, o Presidente Aníbal Cavaco Silva visitou a exposição alusiva às memórias do Cineteatro Alba (1950-2010) e assistiu a um pequeno filme sobre a história do Cineteatro.

Após um breve momento artístico, uma dança inspirada no "Cinema Paradiso", [com música] de Ennio Morricone,o Presidente da República proferiu uma intervenção.

Site da Presidência da República 
27.04.2012 

 imagens

Carro Alba
Exposição "Memórias do Cineteatro Alba" (Comendador Martins Pereira/Cadeira nº1)
Coro Despertar

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Alba, Memórias de um Cineteatro

27 abril a 06 de Janeiro 2013
CTAlba – Sala de Exposições

Alba, Memórias de um Cineteatro debruça-se sobre a fascinante viagem pela memória de um espaço de cultura que se destacou na História recente de Albergaria. Nesta mostra aborda-se a fundação da Fábrica Alba, a edificação do Cine Teatro, os seus funcionários, as recordações e as vivências dos diversos espectáculos culturais que aqui ocorreram, contando a autarquia com a colaboração e empenho de diversas pessoas que, através do empréstimo de peças, objectos e do relato das suas memórias, contribuíram para o enriquecimento deste evento. Procura-se captar o espírito de um lugar que marcou e continuará a marcar gerações, um local mágico, que nos fez rir e chorar, que criou momentos únicos que ainda hoje perduram na memória.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cine-Teatro Alba (notícia de 2007)

O Cine-Teatro Alba, em Albergaria-a-Velha, vai ser restaurado. A obra está avaliada em cerca de três milhões e 500 mil euros e vai dotar o edifício com mais conforto e novas tecnologias para cinema e espectáculos.

A Câmara Municipal de Albergaria aguarda a aprovação da candidatura à medida 2.1 do Programa Operacional da Cultura para proceder ao lançamento do concurso público. Caso seja aprovada, a empreitada terá um financiamento até 50 por cento e terá que estar, segundo o Programa do Estado, terminada em Dezembro do ano que vem.

Licínio Pimenta, vereador do pelouro da Cultura do município albergariense garante que o projecto do arquitecto Jorge Vaz é um bom trabalho, que corresponde aos desejos que autarquia tinha para aquele espaço. «O Cine-Teatro Alba apresenta hoje o peso dos seus mais de 50 anos. Na altura era uma sala de excelência, considerada a melhor e maior da região. Actualmente, não corresponde, em condições de conforto, nem de qualidade de meios técnicos», explica Licínio Pimenta.

A intervenção vai respeitar o valor arquitectónico do prédio, permitindo que as zonas nobres do edifício sejam apenas restauradas. A própria sala de espectáculos vai manter o número de lugares (562) e não vai ser alvo de grandes alterações.

A grande intervenção vai acontecer nos espaços técnicos e de apoio, como os camarins, casas de banho, bar, teia, cobertura e palco. O edifício como é conhecido hoje vai manter-se. A única novidade encontra-se nas traseiras, na zona lateral Nascente e níveis superiores, que serão aumentadas para receber as modernas instalações de apoio. No piso de entrada será criada uma rampa de acesso, enquanto que no foyer será criado um bengaleiro, o bar e sanitários serão beneficiados. A plateia terá melhores cadeiras e um sistema de iluminação e som reformulados. O palco será redimensionado.

A nova parte do Cine-Teatro vai conter uma cave com zonas técnicas, salas de ensaios, armazém e casa das máquinas, bem como cinco novos pisos. No piso 2 funcionará a parte técnica, com régie, cabine de projecção e sala de apoio. Os terceiro, quarto e quinto andares suportarão essencialmente a caixa de palco e a área sobre o auditório. No quinto piso também funcionará a teia. O último andar será uma área técnica necessária ao funcionamento da sala.

«Conseguimos manter a parte saudosista do edifício, que todos recordam e melhorar no conforto e qualidade da sala. Teremos melhores camarins, rampas de acesso para pessoas com dificuldades motoras, novos sanitários e uma teia e palco mais modernos», refere Licínio Pimenta.

Para corresponder às novas condições do Cine-Teatro Alba, a Câmara Municipal quer desenvolver um programa regular, com uma dinâmica concelhia. Licínio Pimenta quer implementar uma variedade de apresentações que incluam eventos de âmbito geral e local, onde as colectividades, escolas e instituições terão espaço para apresentar espectáculos próprios.

 O Cine-Teatro Alba foi inaugurado em 1950 e pelo seu palco já passaram grandes espectáculos de teatro, revista e de cinema. Em 2008 poderá tornar-se a única sala de espectáculos do concelho equipada com os mais modernos meios técnicos e de conforto. A autarquia deposita grandes esperanças neste possível equipamento.

Carmen Martins / Diário de Aveiro  Janeiro/2007

A inauguração do Cineteatro Alba será no dia 27 de Abril de 2012. O projecto é da autoria do Arquitecto Rui Rosmaninho.

 É já no dia 1 de Julho de 2010 que tem lugar o auto de consignação que marca o início das obras de requalificação do Cine-Teatro Alba. Avaliada em cerca de 3 milhões de euros, esta intervenção de fundo vai dignificar um dos espaços mais emblemáticos do Município, estando prevista a sua conclusão para o primeiro semestre de 2012. (...) o projecto do Arquitecto Rui Rosmaninho prevê a preservação dos elementos mais genuínos, introduzindo pormenores inovadores nas áreas que se vão criar de raiz, fruto das exigências da legislação em vigor. Para além do auditório principal, o novo Cine-teatro vai possuir outros espaços para a organização de eventos, tais como uma sala polivalente, no rés-do-chão, e uma sala de café-concerto no 1º piso. Destaque, ainda, para a construção de uma nova caixa de palco, zonas técnicas, camarins, área infantil, cafetaria/bar e serviços administrativos, no 2º piso, com vários gabinetes de trabalho e sala de reuniões. (Fonte:CMA)

terça-feira, 24 de abril de 2012

Cine-teatro Alba (notícia de 1999)

Albergaria-a-Velha: Cine-teatro municipal entra em obras

A Câmara de Albergaria-a-Velha deverá investir fortemente no restauro do cine-teatro Alba, propriedade municipal.

O edifício adquirido pela autarquia em 1996 quase em ruína sofreu, desde então, alguns melhoramentos que permitem o funcionamento nas condições aceitáveis.

A intervenção terá continuidade nos próximos meses. Como avançou na sua última edição o jornal 'Linha da Frente', a fachada norte vai sofrer «profundas alterações».

Algumas das obras a realizar ficarão concluídas até Fevereiro de 2000, mês em que o edifício fará 50 anos. No interior, a intervenção abrangerá o palco, sistema de som e cadeiras.

Estas pequenas melhorias não põem de lado a hipótese de fazer obras mais ambiciosas e, consequentemente, envolvendo maiores custos. «Chegou o momento da Câmara decidir se quer uma intervenção mais arrojada, ou se quer manter a traça não gastando muito dinheiro mas com as condições mínimas», disse o líder da edilidade Rui Marques. Tratam-se de investimentos na ordem dos 200 mil contos.

Cultura com mais verba

A Câmara vai reforçar o apoio para a cultura no plano e orçamento de 2000. O presidente promete duplicar a verba , de 7 mil para 14 mil contos. A dinamização de espectáculos no cine-teatro será uma aposta.

Notícias de Aveiro
Editor: Júlio Almeida | Actualizado a 30/11/1999

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Agenda Municipal

A Câmara Municipal de Albergaria lançou o nº 1 de uma nova publicação - "Agenda Municipal" - que engloba os principais eventos do período de Abril a Julho de 2012. Destacam-se os espectáculos do Cineteatro Alba incluindo os da inauguração do espaço (27 e 28).

Agenda Municipal

Destaca-se a boa qualidade da publicação bem como o alto nível da programação para os próximos meses.

Pela negativa verifica-se que não é aproveitada a publicação para promover o Arquivo Municipal mantendo-se a página de efemérides, iniciada há precisamente um ano, que tem algum interesse mas que poderia ser aproveitada de outra forma mais atractiva. As sugestões que aqui fizemos nessa data ainda se mantém.

Não sabemos se a agenda cultural, de formato mensal, se vai manter mas aproveitamos para lembrar que aquando do seu aparecimento havia uma rubrica "vale a pena" que foi abandonada por falta de espaço mas que não foi recuperada quando o desporto foi retirado da publicação.

As publicações tem de ser informativas mas também é necessário serem mais apelativas para os eventuais leitores da mesma.

Seria também aconselhável que Albergaria se juntasse aos concelhos vizinhos para lançar uma publicação como a Agenda Metropolitana do Porto que junta 16 concelhos à volta do Porto (incluindo Oliveira de Azeméis aqui bem perto) e que poderia ser copiado.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cineteatro Alba


INAUGURAÇÃO

A inauguração do Cineteatro Alba terá lugar a 27 de abril de 2012, com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

No fim de semana de inauguração do Cineteatro Alba haverá um concerto inédito com Rui Veloso e a Orquestra Filarmonia das Beiras (dia 28), o “Espaço Com Cenas”, um espectáculo com Luís Portugal e pequenos momentos performativos – música, dança, teatro - dinamizados por várias entidades locais.

PROGRAMAÇÃO

Segundo José Licínio Pimenta, este renovado equipamento cultural pretende apresentar uma programação transversal em termos de áreas artísticas e de públicos, sem nunca esquecer o seu papel ao serviço da comunidade e dos agentes locais.

Destaques dos próximos meses: “Festa do Teatro 2012”, concerto com Aurea, a companhia francesa La main d'oeuvres e o FESTIM – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo.

CAFÉ CONCERTO

O Café-Concerto pretende ser um elemento diferenciador em relação aos outros equipamentos da região, apresentando-se como uma palco para os novos artistas demonstrarem o seu talento. As iniciativas a apresentar serão polivalentes e abrangentes, havendo espaço para a música, o stand-up comedy ou conversas intimistas com escritores e criadores.

SÍTIO NA INTERNET

Toda a programação do Cineteatro Alba pode ser consultada no novo sítio de Internet. Desenvolvido por um criativo Albergariense, a página apresenta a informação mais importante sobre o equipamento, cumprindo todos os padrões de usabilidade e acessibilidade. Para saber mais, é só escrever www.cineteatroalba.com.

CMA (adaptado)
, 10/04/2012

OUTROS

Fotografias - Detalhes / Carlos Lopes

http://carloslopes.zenfolio.com/cineteatroalba/detalhes/

reportagem Localvisão

http://videos.sapo.pt/zSkECFjKCpvwW413nJDj

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Casa Turco / Turcos


Casa Turco - Doces Regionais
Rua 1º Dezembro, nº 17, Albergaria-a-Velha
3850-002 Albergaria-A-Velha
GPS: 40.636883,-8.349609
Telefone: 234 521 267
http://casaturco.pt.vu

Actividade da Casa Turco

A Casa Turco, é uma casa com mais de 50 anos situada em Albergaria-a-Velha, fabrica e vende doces regionais entre os vários doces, encontram-se os famosos e originais "turcos" ao qual deram o nome à própria casa, sendo um segredo de família além dos Doces regionais tem também café e Snack-Bar.

localização

OS TURCOS

Os doces regionais "Os Turcos" são uma especiaria bastante apreciada na região e com muita saída para todo o país. Os Turcos apresentam três variedades: Rosquinhas, Raivas e os Bolos de Gema, no entanto, outros géneros são confeccionados pela D. Margarida Ferreira Coutinho.

Um "negócio" que dura há quase 100 anos, com uma receita singular capaz de um sabor admirável, bastante aprazível e único.

reportagem localvisao.tv

Margarida Ferreira Coutinho
Doces Regionais "Turcos"
Rua 1º de Dezembro, nº 3
3850-002 Albergaria-a-Velha
Telefone 234523979

entrevista a D. Margarida Ferreira Coutinho

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Cineteatro Alba


Numa iniciativa que deve ser inédita a nível nacional, o CineTeatro Alba abriu ontem as suas portas à comunidade a um mês da sua inauguração oficial.

As obras de requalificação do CineTeatro Alba (CTA), que em Julho de 2010 tiveram início, num projecto com a assinatura do arquitecto Rui Rosmaninho, estão bem perto do fim: A abertura ao público está marcada para o próximo dia 27 de Abril.

A história do imóvel, que vem desde meados do Século XX, está em cada canto, em cada parede. O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, José Licínio Pimenta, foi peremptório quanto aos desejos do Município no momento da sua recuperação: “Manter a identidade, conciliando-a com as exigências da modernidade”.

É visível a olho nu que a renovação desta infra-estrutura cultural conferiu-lhe um carácter contemporâneo baseado em linhas simples e minimalistas, mas com profundo respeito e em harmonia com os elementos de inegável valor arquitectónico que já apresentava. O interior então oferece pormenores deliciosos.

Luis Ventura, Diário de Aveiro, 31 de Março de 2012


imagem Jorge Sá

A renovação desta infra-estrutura cultural, cuja construção original data de 1950, pretende assumir um carácter contemporâneo baseado em linhas simples e minimalistas, mas com profundo respeito e em harmonia com os elementos de inegável valor arquitectónico que apresenta.

«As várias obras de reabilitação que temos no nosso curriculum foram determinantes na escolha da Lucios para a execução deste projecto, através de concurso público, e a sua considerável complexidade vai também elevar a nossa experiência e notoriedade no mercado da construção e obras públicas em Portugal», refere Filipe Azevedo, administrador da Lucios.

Da autoria do arquitecto Rui Rosmaninho, o projecto, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2012, contempla a renovação do auditório principal, mas também a criação de novos espaços, como uma sala polivalente no rés-do-chão e uma sala de café-concerto no primeiro piso.

No segundo piso, destaque para a construção de uma nova caixa de palco, zonas técnicas, camarins, área infantil, bar e serviços administrativos, além de diversos gabinetes de trabalho e uma sala de reuniões.

Para a Lucios – que nos próximos 12 meses estima facturar cerca de €40M, sendo que só no âmbito da reabilitação conta realizar metade do valor desta previsão –, a obra no Cineteatro Alba vai também ao encontro do desejo da empresa nortenha em alargar o seu raio de acção a nível nacional.

«Apesar das principais referências ao nível dos projectos de reabilitação que temos em curso se concentrarem na zona do Grande Porto, estamos a estudar várias obras públicas e privadas em todo o território nacional e vamos abraçar as melhores oportunidades e consolidar a nossa dispersão geográfica pelo país», acrescenta o mesmo responsável.

Fonte: LUCIOS, 2010