quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Entrega de Medalha



 Rui Marques nasceu em 1953 e é formado em Medicina pela Universidade de Coimbra, tendo-se estabelecido como médico em Albergaria-a-Velha. Foi Presidente da Câmara Municipal quatro mandatos consecutivos, de 1986 a 2002, e Vereador durante três mandatos, de 2002 a 2013. Exerceu o cargo de Deputado à Assembleia da República em 1998-1999 e foi Presidente Fundador da Associação de Municípios do Carvoeiro e Vice-Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Atualmente é membro da Assembleia Municipal de Albergaria-a-Velha.

O Município atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro em 18 de Fevereiro de 2017

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Homenagem a antigos combatentes do Ultramar

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha está a preparar um documentário com depoimentos dos ex-militares, naturais e residentes no Concelho, que participaram na Guerra Colonial, entre 1961 e 1974. Quem quiser deixar o seu testemunho, pode contactar a Câmara Municipal, através do número de telefone 234 529 300 ou pelo endereço de correio gap@cm-albergaria.pt.


Município de Albergaria presta homenagem a antigos combatentes do Ultramar


A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai homenagear os antigos combatentes da Guerra Colonial numa cerimónia a ter lugar em maio, no Cineteatro Alba. Até lá, estão a ser recolhidas imagens, que servirão para memória futura, e a ser preparado um documentário com depoimentos e testemunhos dos ex-militares, naturais ou residentes no Concelho, que participaram no conflito no antigo Ultramar português, entre 1961 e 1974.


“É mais do que justo homenagear aqueles que participaram neste momento histórico de Portugal”, salienta Delfim Bismarck, Vereador da Cultura do Município. O autarca acredita que estes Albergarienses serviram o seu País, a sua Pátria, da melhor forma que puderam e souberam. “Respeito e gratidão” são as palavras do Município para com todos aqueles que homenageia com esta ação.


O documentário vai conter várias entrevistas de antigos combatentes, pelo que a Câmara Municipal está a recolher informações sobre os militares que estiveram no terreno. Quem quiser deixar o seu testemunho pode contactar o Gabinete de Apoio à Presidência através do número de telefone 234 529 300 ou pelo endereço de correio eletrónico gap@cm-albergaria.pt.


A Guerra Colonial, também designada por Guerra do Ultramar, foi um período de confrontos entre as Forças Armadas Portuguesas e as forças organizadas pelos movimentos de libertação das antigas províncias ultramarinas de Angola, Guiné-Bissau e Moçambique. Ao longo de 13 anos, entre 1961 e 1974, foram mobilizados um milhão e quatrocentos mil portugueses, tendo morrido nove mil militares. Cerca de 30 mil homens foram feridos e mais de cem mil regressaram a casa com distúrbios psicológicos associados à guerra. O conflito só teria fim com a Revolução dos Cravos, a 25 de abril de 1974, seguindo-se o reconhecimento da independência das antigas colónias portuguesas.        


CMA, 16/02/2017



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Espólio Foto Gomes / Arquivo



O Arquivo Municipal está a desenvolver um trabalho de parceria com a Irmandade da Misericórdia de Albergaria-a-Velha para a identificação de fotografias antigas do espólio do Foto Gomes. Esta tarde, técnicos do Arquivo estiveram nas instalações da IPSS e projetaram várias imagens perante um grupo de cerca de 40 utentes, tentando desta forma encontrar pistas para a identificação dos retratos e eventos fotografados.


CMA, 16/02/2017

sábado, 11 de fevereiro de 2017

Dia do Município

Este ano, para além dos 182 anos da fundação do Concelho, celebram-se os 900 anos da atribuição da Carta de Couto de Osselôa por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques.

DIA ABERTO PARA OS ALUNOS DO 3º ANO

Cerca de 200 crianças do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico vão fazer uma visita guiada aos serviços da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha na segunda-feira, 13 de fevereiro, no âmbito das comemorações do Dia do Município.

Na visita guiada, os alunos vão percorrer diversas divisões e serviços municipais, acompanhados por funcionários da Câmara, que lhes vão explicar o funcionamento da Autarquia. Uma das paragens é no Gabinete da Presidência, onde os alunos podem conhecer os membros do Executivo e colocar questões sobre as funções específicas do Presidente e dos Vereadores. Durante a visita será feita ainda uma breve apresentação sobre a fundação de Albergaria-a-Velha no século XII e a sua evolução até aos nossos dias.

O dia aberto para os alunos do 3.º ano insere-se na estratégia de promoção da História e Património Local e da Educação para a Cidadania, procurando sensibilizar os mais novos para o funcionamento da Administração Pública e para as formas de exercer uma participação ativa. A visita à Câmara Municipal no 3º ano do 1º Ciclo antecede e complementa a visita à Assembleia da República, que as crianças farão depois no 4º ano.

 SESSÃO SOLENE E ATRIBUIÇÃO DE MEDALHAS

Ainda no âmbito das comemorações do Dia do Município e dos 900 anos da fundação de Albergaria-a-Velha, a Câmara Municipal vai realizar no dia 18 de fevereiro, sábado, pelas 16h00, uma sessão solene onde serão atribuídas distinções honoríficas a individualidades, instituições e associações do Concelho.

O Município vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro a Rui Marques, antigo Presidente da Câmara Municipal, à Associação de Instrução e Recreio Angejense e ao Clube de Albergaria, duas coletividades centenárias do Concelho. A Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata será concedida à Casa do Povo de Alquerubim, que comemora 86 anos em 2017. A Câmara Municipal vai também distinguir, com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre, Margarida Ferreira Coutinho, confeiteira dos doces tradicionais Turcos, o Agrupamento n.º 838 de Escuteiros de Albergaria-a-Velha, o Grupo Columbófilo de Valmaior, o Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas, a União Desportiva e Cultural de Mouquim e a União Desportiva de Valmaior.

CONCERTO NO CINETEATRO ALBA

A finalizar as comemorações do Dia do Município, terá lugar um concerto com o músico e compositor Rodrigo Leão no Cineteatro Alba, às 21h30. Os bilhetes têm o preço de 12 euros, sendo de dez euros para os portadores Cartão Amigo, Cartão Sénior Municipal, Cartão Municipal de Voluntário e Jovens SUB 23.

CMA  

MEDALHAS

Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro

Rui Marques
Associação de Instrução e Recreio Angejense
Clube de Albergaria

Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata

Casa do Povo de Alquerubim

Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre

Margarida Ferreira Coutinho
Agrupamento n.º 838 de Escuteiros de Albergaria-a-Velha
Grupo Columbófilo de Valmaior
Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas
União Desportiva e Cultural de Mouquim
União Desportiva de Valmaior.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Gente Ilustre em Albergaria


Ao apresentar algumas breves biografias em "Gente Ilustre em Albergaria-a-Velha" devo um esclarecimento sobre tão minguada lista de pessoas em terra que vem de um passado de cerca de novecentos anos de testemunhos históricos.

Este primeiro esboço, que espero alongar numa próxima edição, ficou a dever-se à necessidade de uma informação, sucinta e imediata, que permitisse às entidades municipais aprovarem novos topónimos para a Vila de Albergaria-a-Velha.

Com efeito, considerando urgente solucionar o problema da toponímia local, O Presidente da Câmara, Dr. Rui Marques, nomeou uma comissão encarregada de propor topónimos a atribuir oficialmente a seis dezenas de novos ou renovados arruamentos e largos. Dessa comissão fazia eu parte conjuntamente com Aires da Cruz Rodrigues Ferreira, Eng° José António da Piedade Laranjeira, Dr. Mário Jorge Lemos Pinto e Eng° Rui Mendes Tavares.

Os membros da Comissão assentaram no critério de que:

* Se procurasse manter as denominações tradicionais ainda em uso;
* Se atribuíssem os nomes de personalidades que, no desenrolar da vida local, tiveram acção de mérito e também os de outras pessoas aqui nascidas, que se houvessem distinguido a nível regional ou nacional;
* Se fixassem nomes de vultos da História de Portugal de algum modo ligados à nossa terra e, bem assim, os de outros do período dos Descobrimentos cujo centenário agora se vem comemorando.

Para tornar mais exequível o trabalho, elaborei um conjunto de notas biográficas de duas dezenas de figuras públicas ligadas à nossa terra, enquanto outros membros fizeram um levantamento de nomes tradicionais de ruas. Desta forma, rapidamente se chegou ao termo do trabalho a Comissão pode propor os topónimos que as entidades municipais aprovaram por unanimidade.

Entendeu, depois, a Câmara Municipal considerar de interesse, "pela sua acção informativa e pedagógica", a publicação daquelas notas biográficas, às quais juntei as de outras personalidades albergarienses que de algum modo se distinguiram, a maior parte das quais figuravam já na toponímia local. Não houve a preocupação de um registo biográfico familiar, mas antes a de dar a conhecer a obra realizada que contribuiu para que os seus nomes sejam fixados na memória colectiva de Albergaria-a-Velha.

Não está, como é evidente, esgotada a lista de vultos ilustres da nossa terra e, muito menos, a de todos aqueles que, pela evidência da sua acção, da sua popularidade, do seu mérito prestativo, da sua tipicidade, devem permanecer nessa memória colectiva que é a base da nossa identidade.

Um povo que esquece o seu passado e a sua gente tende a esvair-se no tempo.

Espero com este opúsculo concorrer também para não deixar cair, de todo, na amálgama triste e sáfara de um passado sem raízes, alguns daqueles que contribuíram para nos dar uma identidade de que muito me orgulho - a de albergariense.

Albergaria-a-Velha, Julho de 1994
António Homem de Albuquerque Pinho

(nota prévia ao livro Gente Ilustre Em Albergaria-a-Velha")

nomes dos biografados

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Dia do Municipio

(...) [o Dia do Municipio] deveria ser o 13 de Fevereiro (data da fundação do concelho), ou o 1º de Novembro (simbolizando o mês de Novembro de 1117 em que a Rainha D. Teresa doou o Couto de Osseloa a Gonçalo Eriz, fundando assim a primitiva Albergaria).

Um ou outro seriam o "Dia do Município", que para além de servir para que nas escolas se falasse um pouco mais da nossa história local, "semeando" assim raízes à nossa terra, poderia e deveria servir também para homenagear os Albergarienses que por cá ou espalhados pelo Mundo mais se têm destacado nas mais diversas áreas de actividade.

Fonte: Delfim Bismarck Ferreira em "Jornal de Albergaria (22-02-2011) (adaptado)

O Aniversário da Fundação do Concelho de Albergaria-a-Velha é uma efeméride importante na medida em que, a partir de 1835, foi possível fortalecer a identidade de um território e comunidade com características próprias.

Para Delfim Bismarck, Vice-Presidente da Câmara Municipal, “a ideia de comemorar o aniversário do concelho há muito que deveria ter sido efetuada. Como o próprio por diversas vezes escreveu e sugeriu à assembleia municipal local ao longo dos anos, é de elementar justiça que o salão nobre dos Paços do Concelho apresente uma galeria com os retratos de todos os antigos presidentes de câmara que ao longo de 179 anos serviram o município (o que aconteceu em 2014).

http://www.cm-albergaria.pt/Templates/GenericDetails.aspx?id_object=20168

No âmbito das comemorações do Dia do Município tem ocorrido igualmente uma visita de alunos das escolas concelhias à Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha onde são acompanhados por funcionários da Autarquia e percorrem as diversas Divisões dos Paços do Município.

No dia 18 de fevereiro ocorrerá a comemoração dos 182 anos da Fundação do Concelho e dos 900 anos de Albergaria-a-Velha com um concerto do músico Rodrigo Leão.


As comemorações dos 900 anos de Albergaria-a-Velha irão continuar até Novembro deste ano.