A fome, que campeia infrene por esse mundo fora [decorrente dos efeitos da I Guerra Mundial de 1914-1919], tem arrastado desapiedadamente para além-túmulo milhares e milhares de criaturas válidas. (...)
Em Albergaria-a-Velha, onde as consequências de uma das mais apreensivas crises económicas que há assolado a humanidade se fazem sentir bem duramente, como de resto em toda a parte, uma comissão de senhoras e cavalheiros (...) realizou na segunda feira de Páscoa um jantar aos pobres.
Este, resultou, sem contestação, uma festa comoventíssima, constituindo um espectáculo soberbo, verdadeiramente singular e que atingiu um cunho desusado.
As senhoras e cavalheiros que levaram a efeito o jantar aos pobres de Albergaria-a-Velha na 2ª feira de Páscoa.
No 1º plano, da esquerda para a direita: sr. Alfredo Campos, meninos Maria Lemos, Fausto Vidal e Leontina de Alcântara e sr. A. Pereira. No 2º plano: srª D. Isaura Campos, sr. G. Lemos e senhoras D. Maria Guimarães e D. Otília Moreira. No 3º plano: as senhoras D. Armandina Lemos, D. Maria Guimarães (?) e D. Ana Pinheiro. No 4º plano os srs.: A. Faca, E. Ferreira, M. Pinheiro e Filipe Geraldo.
(Cliché dos distintos amadores Srs. Eugénio Ribeiro e Edgar Augusto Ennor)
Fonte: Revista "Ilustração Portuguesa" de 2 de Junho 1919
Sem comentários:
Enviar um comentário