O Dr. António Augusto de Miranda nasceu em Aveiro mas tinha familiares em Alquerubim onde viveu durante vários anos. Foi director dos jornais "Progresso de Alquerubim" e "Democracia do Vouga".
Há algum tempo sugerimos que a C.M. de Albergaria poderia criar um espaço na internet para colocar obras de autores albergarienses.

http://manybooks.net/titles/mirandaa3094730947-8.html
(excerto)
Alquerubim!
Só o nome é bonito! Parece que nos deixa nos ouvidos um tinir semelhante ao de uma gargalhada innocente e ingenua d'uma creança!
Pensareis talvez que estas palavras são a expressão expontanea do sentimento que me inspira, como a todos nós, a evocação da terra que me viu nascer.
Não.
Quando pronuncio a palavra «Alquerubim», a minha alma não experimenta aquella sensação que nos faz pulsar de enthusiasmo o coração quando pronunciamos o nome da terra em que pela primeira vez abrimos os olhos no mundo; porque não foi alli que sorvi os primeiros tragos de leite no seio materno.
Mas se não foi alli que lancei os primeiros vagidos, foi comtudo onde a minha juventude deslisou suavemente como um murmurante arroio serpeando por um prado tapetado de boninas e violetas.
É por isso que, ao evocar esse nome, o sentimento que brota dentro do meu peito, se não tem o vigor patriotico, tem comtudo uma doçura inexprimivel--a saudade.
(...)
Sem comentários:
Enviar um comentário