imagem Boletim Municipal nº 10 - Outubro 2004 |
Ao presidente da Câmara Municipal, João Agostinho Pereira, coube a apresentação geral do Concelho, sua História, posição geográfica e actividades económicas. Hélder Reis mostrou-se agradavelmente surpreendido com a forma entusiasmada como Albergaria-a-Velha era descrita; o Presidente justificou tal entusiasmo de forma simples: "Albergaria é uma terra hospitaleira, que gosta de bem receber!".
Com a curiosidade aguçada, as Festas em Honra de Nossa Senhora do Socorro foram o próximo tema em discussão. O Padre Querubim e Manuel Andrade, Vice-Presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Socorro, explicaram a génese do culto e realçaram a importância desta festa religiosa que, anualmente, atrai milhares de devotos à colina do Bico do Monte.
Em termos de artesanato, os bordados estiveram em destaque com os trabalhos de Rosa Borda e Maria Pinho que, apesar da idade generosa, continuam com grande entusiasmo a bordar toalhas, aventais, naperons, com uma mestria de fazer inveja aos mais novos. E, com o aproximar da hora do almoço, foi a vez das iguarias Albergarienses se apresentarem perante os telespectadores. Os carolos à antiga, leitão à moda de Angeja, febras à lavrador com arroz de fressura, enguias e rojões puseram a equipa da "Praça de Alegria" a ansiar pela hora do almoço! Mas qualquer refeição não estaria completa sem os doces e, por isso, turcos, raivas, bolos de gema, sonhos e suspiros também marcaram a sua presença em estúdio.
Para além das animadas conversas, a música e dança também estiveram presentes neste popular programa da RTP. A Orquestra Juvenil da Banda Velha União Sanjoanense e Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha fizeram "as honras da casa" e, decerto, encantaram os milhões de telespectadores que ficaram a conhecer um pouco melhor o nosso Concelho.
CMA, 2004
Sem comentários:
Enviar um comentário