sexta-feira, 5 de julho de 2013

Aldeia de Vilarinho de S. Roque

Vilarinho de S. Roque é uma das mais recentes Aldeias de Portugal.

O rio Fílveda corre pela aldeia desenhando cascatas de água e alimentando moinho e regadios. A primeira referência de Vilarinho de S. Roque - freguesia de Ribeira de Fráguas (Albergaria-a-Velha) - surge no foral de Figueiredo e Bemposta, concedido por D. Manuel I em 1514.

Os moinhos eram em outras épocas partilhados por várias famílias por turnos de moagem com horário proporcional ao tamanho das propriedades agrícolas.

A capela de São Roque, provavelmente edificada em meados do século XVIII, foi restaurada em 1900, sendo um dos atractivos deste território que tem uma paisagem onde as casas rurais e os espigueiros se espalham pelos seus verdejantes campos.

A religiosidade sempre caracterizou as suas gentes. As alminhas fazem parte do património edificado, enquanto pequenos monumentos de carácter popular erguidos junto a caminhos, particularmente onde existem encruzilhadas, dizem, para proteger as almas que estão no Purgatório.

A zona florestal da aldeia é rica em pinheiros bravos e mansos, carvalhos, sobreiros e fundamentalmente eucaliptos.

O projecto Há Festa na Aldeia tem o seu primeiro evento-âncora marcado para o próximo fim-de-semana, 6 e 7 de Julho, em Vilarinho de S. Roque, no concelho de Albergaria-a-Velha.
Programa

Sem comentários: