quarta-feira, 28 de março de 2018

Rota dos Moinhos


A Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha celebra o seu quarto aniversário no fim de semana de 7 e 8 de abril com três visitas guiadas a diferentes núcleos. A participação nas atividades está sujeita a inscrição, devendo a mesma ser feita através do endereço de correio eletrónico turismo@cm-albergaria.pt até ao dia 5 de abril. No sábado, a visita tem início às 14h30 e inclui paragens no Moinho do Maia, em Fial de Baixo, no Moinho do Ti Miguel, no Fontão, nos Moinhos do Regatinho, em Vilarinho de São Roque, e no Moinho Chão do Ribeiro, em Mouquim. A atividade, que inclui uma degustação de algumas variedades de pão, tem o preço de cinco euros. No domingo, 8 de abril, são organizadas duas visitas. De manhã, o autocarro parte às 9h30 para o Moinho de Baixo e Moinhos Quinta da Ribeira, em Ribeira de Fráguas, seguindo depois para o Moinho Porto de Riba, em Soutelo. Aqui, será feita uma caminhada orientada ao longo do Rio Jardim, num percurso de cerca de quatro quilómetros. A manhã acaba com um almoço tradicional, acompanhado pela animação do Grupo Musical Juventude Branquense. A atividade tem o preço de 12 euros, com a refeição típica e caminhada. Na tarde de domingo, a visita tem início às 14h30, com a primeira paragem no Moinho da Cova do Fontão, no Fontão. Seguem-se o Moinho São Marcos de Baixo, em São Marcos, e a Atafona, no Sobreiro, dois engenhos que irão receber, pela primeira vez, visitantes no âmbito do aniversário da Rota dos Moinhos. Tal como na tarde de sábado, a visita inclui degustação e tem o preço de cinco euros. O Município disponibiliza o transporte em todas as visitas, sendo o ponto de encontro na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha. Todas as inscrições estão sujeitas a confirmação pelo Serviço de Turismo. Data: 27-03-2018

sexta-feira, 16 de março de 2018

Jornal de Albergaria - 3ª série

Tem data de 15 de Março de 2018 o nº1 do novo Jornal de Albergaria agora na sua 3ª série. Tem periodicidade quinzenal  e o director é Paulo Simões tendo Solange Ferreira como chefe de redação.

Tem vários pontos de interesse incluíndo um pequeno artigo do Dr. Mário Jorge, que foi o único director do jornal na 2ª série que durou de 1993 a 2011, intitulado "Faz sentido um novo Jornal de Albergaria"?". Actualmente existe no concelho o Correio de Albergaria e o Beira-Vouga, este último dividido entre o nosso concelho e o de Seve de Vouga.

Jornal de Albergaria

https://www.facebook.com/JornalDeAlbergaria

Rua da Azerveira, n-2, Fracção X Albergaria,
geral@jornaldealbergaria.pt

Tel. 912 470 017

saber mais sobre jornais do concelho

http://jornais-aav.blogspot.pt/

quinta-feira, 15 de março de 2018

O Património Industrial - Antiga Fábrica de Papel de Valmaior



O Município de Albergaria-a-Velha, em parceria com a Universidade de Aveiro, organiza a 20 de março, pelas 14h30, um seminário sobre Património Industrial, inserido nas comemorações do Ano Europeu do Património. A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória para biblioteca@cm-albergaria.pt.


O seminário tem como objetivo discutir a importância de preservar o património como elemento dinamizador da economia e da sociedade, através do seu potencial direto e indireto. É o primeiro de um ciclo a decorrer em vários concelhos com quais a Universidade de Aveiro tem parcerias, tendo cada evento um tema específico. Em Albergaria-a-Velha, vai-se falar sobre a Antiga Fábrica de Papel de Valmaior na Biblioteca Municipal.


Tendo começado a laborar em 1872, a Fábrica de Papel de Valmaior foi uma das primeiras empresas industriais a instalarem-se no Concelho, com a mais moderna maquinaria existente na Europa. Dois anos após o início de atividade, já empregava 120 trabalhadores, que transformavam caruma e serradura de pinheiro em papel, que depois era utilizado em diversas publicações periódicas e jornais, como O Século. A fábrica fechou portas em 1999.


O seminário vai contar com as intervenções de Delfim Bismarck (Historiador e Vice-Presidente do Município de Albergaria-a-Velha), Cláudia Redondo (Investigadora do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro) e Alice Tavares (Arquiteta e Investigadora no Departamento de Engenharia Civil na universidade Aveiro). O debate é moderado por Ana Veloso, professora no Departamento de Comunicação e Arte da UA.


A sessão de abertura do seminário conta com as presenças de António Loureiro (Presidente do Município de Albergaria-a-Velha), Paula Silva (Diretora Geral da Direção Geral do Património Cultural) e Aníbal Costa (Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro).


CMA, 13/03/2018