quinta-feira, 27 de junho de 2019

O último moleiro do rio

Partiu hoje o último mestre-moleiro a exercer a sua actividade de forma tradicional no concelho de Albergaria-a-Velha. José de Almeida, da Cova do Fontão, a quem o património molinológico do nosso concelho e eu próprio devem muito.

Foi com ele que aprendi como funciona um moinho de rodízio, foi o seu entusiasmo e o seu saber que tive a sorte de poder acompanhar e documentar aquando da recuperação dos Moinhos da Freirôa no rio Caima, esteve comigo desde a primeira hora quando o desafiei a ser um dos primeiros aderentes ao projecto que apresentei para a Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha, foi a sua própria história de vida uma das principais fontes de inspiração para a minha primeira obra de ficção. Ser-lhe-ei sempre grato por tudo isso e por muito mais.

Foi uma honra e um privilégio tê-lo conhecido e ele ter partilhado comigo alguns dos seus saberes e das suas memórias. O património imaterial da nossa terra fica mais pobre. Deixo aqui a minha singela homenagem a este mestre-moleiro e os meus sentimentos à sua família.

Armando Ferreira 27/06/2019


O último moleiro do rio (2017)

O livro “O último moleiro do rio” de Armando Carvalho Ferreira, é uma história sobre as gentes dos moinhos. Em cerca de 120 páginas Armando Ferreira, conta a história de "um casal de moleiros, um dos últimos que se continua a deslocar de forma sazonal ao moinho do grande rio, de forma a poderem garantir a continuação da actividade moageira durante o período estival. O seu único filho, regressa e traz consigo uma outra visão do mundo. Um confronto entre a tradição e a modernidade". O

Sem comentários: