quinta-feira, 18 de junho de 2020

Manual de Identidade

Marca

A marca Albergaria-a-Velha pretende-se simples, directa e afirmativa. Evoca a sobriedade histórica da lápide fixada na frontaria do Hospital, na sequência do acórdão da Relação de Lisboa (1629), onde se encontra o primeiro registo de Albergaria enquanto vila intrinsecamente associada à defesa social e benemerência. Evoca igualmente a Carta do Couto d' Osselôa, de 1155 (primeiro documento em que Portugal aparece com o estatuto de reino).

As versões existentes da marca Albergaria-a-Velha pretendem torná-la num objecto versátil e que responda com maior eficácia às diferentes situações de utilização.

Codificação Cromática

A marca é composta por uma cor: azul (Pantone 2735 C)

Consiste na actualização das cores tradicionalmente associadas ao município, adaptadas à exigência dos suportes comunicacionais em voga.

Tipografia

O estacionário é complementado pelo tipo Frutiger. Frutiger é uma tipografia simples, robusta, sem serifas, de caráter intemporal e que garante boa legibilidade em vários ângulos, tamanhos e distâncias.

A solução tipográfica assenta no tipo Forum. A opção pela caixa alta para o texto deve-se à intenção de reforçar o carácter de imponência, afirmação e estatuto do município, mantendo uma leitura harmoniosa. A disposição irregular, propositada, do lettering pretende constituir afirmação de dinamismo.

A disposição do lettering pretende reconstituír o estilo epigráfico medieval pleno do séc. XII, onde as letras surgem sem grande investimento de organização linear no campo da epígrafe; a acompanhar esta reconstituição, fez-se recurso dos pontos distinguentes, coevos à época, atribuindo-lhe maior coerência.

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