Com a abertura da Escola Secundária e da Escola Preparatória Conde D. Henrique foi criada uma nova zona habitacional em Albergaria-a-Velha conhecida por "Novos Arruamentos das Escolas Técnicas". Com o tempo passou a ser conhecida apenas por "Novos Arruamentos".
terça-feira, 14 de julho de 2020
Sirene dos bombeiros
Sirene dos Bombeiros - Importante Alteração
Albergaria-a-Velha cresceu significativamente nos últimos anos. A velha urbe não pára de se alargar em todas as direcções e o pólo industrial concentrou-se essencialmente a norte a considerável distância do centro urbano, ajudando à dispersão e afastamento do quartel de grande parte dos efectivos dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha.
Por outro lado, a qualidade de vida dos residentes na parte central da vila há muito que vinha sendo abalada devido à incomodidade da SIRENE, especialmente a altas horas da noite, e à crescente dificuldade de circulação que o movimento de viaturas provoca por ocasião dos grandes sinistros que infelizmente têm fustigado o Concelho com alguma frequência.
Os tempos mudam, as tecnologias vão evoluindo como consequência do progresso e resposta às novas necessidades e os Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha decidiram adoptar uma nova forma de alerta e chamamento dos seus efectivos ao quartel, substituindo a velha sirene por um "PAGER" individual, pequeno aparelho de recepção de mensagens pré-gravadas e accionadas via telefone a partir do quartel.
Trata-se de uma importante modificação nos procedimentos tradicionais em matéria de alerta, mais eficiente, já que cada Bombeiro é avisado individualmente e de imediato pelo sinal sonoro ou vibratório emitido pelo seu "PAGER" - o qual lhe transmite ainda qual o tipo de sinistro para que é chamado - é menos perturbador, uma vez que desaparece o até aqui habitual silvo estridente da sirene com todos os inconvenientes que implicava.
Esta alteração de procedimentos, que implica um significativo esforço financeiro da Corporação, está em vigor desde o início de Junho, Razão pela qual deixou já de se ouvir a tradicional sirene que, de futuro, somente será utilizada em casos transcendentes ou situações de calamidade pública.
Albergaria-a-Velha, Junho de 1997
A Direcção e o Comando
Fonte: Beira Vouga, 30-06-1997
Regressa a sirene dos Bombeiros
Os bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, informam a população que a partir do dia 1 de Agosto de 2002, o sistema de sirene automática (Bip's), deixa de funcionar para alertar todos os bombeiros de qualquer situação anormal, voltando a ser accionada a sirene do quartel, o que nos devolve a memória dos tempos antigos.
O toque da sirene, não é de todo a maneira mais prática e eficaz de proceder, pelo barulho que provoca, principalmente de noite.
A maioria dos bombeiros, não reside junto do quartel, por isso nem sempre é audível o toque, o que origina toques constantes e prolongados, em qualquer situação o que gostaríamos de evitar.
Durante o dia, o local de trabalho dos bombeiros fica longe do quartel, por isso não se ouve a sirene.
Para isso, o Comando e a Direcção estão a desenvolver todos os esforços para que a situação não se prolongue por muito tempo a fim de conseguirmos uma eficiente chamada dos soldados da paz para socorrer rapidamente quem mais precisa.
Até lá, resta-nos pedir o todos, que compreendam a atitude tomada mas é uma situação que nos ultrapassa e à qual somos alheios.
Fonte: Jornal de Albergaria, 09-07-2002
Sirene volta a tocar
A Sirene do antigo quartel dos Bombeiros, vai voltar a tocar aos domingos e feriados às 12 horas.
Também será accionada sempre que necessário por motivos operacionais.
Fonte: Site Bombeiros, 14-03-2019
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário