sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Ao serviço do munícipe 24x7


Estamos numa era de constante desenvolvimento e evolução tecnológica, obrigando as autarquias a estar cada vez mais preparadas para o futuro e para o que este poderá trazer.

O governo tem emitido um conjunto de orientações para os serviços da administração pública, no sentido de adequar o seu funcionamento de forma digital para todos os cidadãos.

Foi neste sentido que a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, iniciou um projeto de modernização de serviços. Apostou num site interativo, responsivo e com a informação acessível por forma a aproximar a autarquia de todos os que a acompanham.

Verónica Gomes, Gabinete de comunicação e Imagem da autarquia, enfatizou a importância da renovação do site da autarquia, “a comunicação e partilha de informação é uma prioridade municipal. Por isso, a renovação do sítio institucional do Município de Albergaria-a-Velha abre um novo capítulo na comunicação, promovendo o livre acesso à informação autárquica e incentivando os cidadãos a participar nas mais diversas dinâmicas do Município.”

(...)

Esta viagem alcançou um novo patamar em março de 2021, com a disponibilização de um novo balcão de atendimento municipal digital.

Uma das principais funcionalidades é um canal de marcação e de atendimento, por acesso digital que permite um rápido contacto com os cidadãos, aproximando-os da instituição.

Este novo serviço para o munícipe nasceu da necessidade de adequação do funcionamento dos serviços de atendimento às limitações decorrentes da situação epidemiológica provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

A segurança de cidadãos e colaboradores é, e sempre foi, um aspeto de máxima importância para a autarquia.

Em menos de dois meses, Albergaria-a-Velha, garantiu mais de 1000 marcações, através de agendamento online pelo munícipe. Sempre no dia e hora à escolha pelo próprio munícipe.

Neste momento a autarquia apresenta 21 agendas criadas na plataforma, divididas entre atendimento online ou presencial, com diferentes tempos, dias de marcação, horários e pessoas alocadas.

Cada serviço, define os colaboradores afetos e entre eles é feita a gestão de atendimento das vagas preenchidas, presenciais ou online.

A criação das agendas, vagas, dias e horas é feita pelo administrador da plataforma.

Segundo Verónica Gomes “A prévia marcação permite uma melhor gestão interna de tempo e consequentemente espelha-se numa melhoria do atendimento”.

A aposta no atendimento digital passou ainda por dotar o site autárquico de um chatbot com a possibilidade de interação direta com o cidadão. O chatbot responder a questões simples colocadas em linguagem corrente, quer através de guiões pré-programados, quer aprendendo com a informação existente no site (ex.: notícias, eventos, procedimentos concursais).

“Através do Assistente Virtual, uma ferramenta que se encontra representada por um balão de fala, no canto inferior direito ao longo do site, é possível colocar questões que de uma forma automática são conduzidas para a navegação no site, procurando responder da forma mais aproximada ao pretendido.”

Esta viragem no atendimento é essencial, uma vez que permite ao cidadão ter canais alternativos de comunicação com a instituição, que por sua vez gera respostas eficazes em tempo útil.

“O sucesso da plataforma depende do envolvimento dos colaboradores”, de acordo com Verónica Gomes, “Por um lado, porque serão eles os dinamizadores da mesma em termos da sua melhor adaptação às necessidades do cidadão, colhendo da análise dos dados os resultados necessários para essa adequação e, por outro, porque serão os porta-vozes com a comunidade, sensibilizando e comunicando para a marcação online.”

10/01/2022

https://www.wiremaze.com/noticia/albergaria-a-velha-ao-servico-do-municipe-24x7

NOVO SITE (2019)

"Albergaria-a-Velha abre um novo capítulo na comunicação"

A terra onde as tradições se fazem de água, pão e moinhos. Albergaria-a-Velha é o município com mais moinhos de água da Europa, facto que o torna característico.

Este concelho que prima pela sua história e evolução ao longo dos tempos, tomou mais um passo para o futuro e desenvolveu com a WireMaze o seu Portal Autárquico: www.cm-albergaria.pt.

Albergaria-a-Velha apresenta-se no mundo digital de forma elegante e acompanhada com toda a informação necessária para incentivar qualquer leitor a visitar e a saber mais sobre a cidade.

No portal poderá encontrar informação dividida em quatro módulos, nomeadamente em áreas de interesse para os munícipes e visitantes. Numa primeira instância, o município disponibiliza a todos os seus destaques, mais concretamente as notícias, alertas e eventos.

A autarquia recorreu à solução wireSTUDIO e ao longo da navegação deparamo-nos com um site bastante intuitivo e com uma organização esquematizada.

Entrevistamos Verónica Gomes, Técnica Superior do Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, para conhecermos a perspetiva da autarquia. 

WM: Qual a importância da renovação do site autárquico para quem reside ou visita o concelho?

Verónica Gomes: A comunicação e partilha de informação é uma prioridade municipal. Por isso, a renovação do sítio institucional do Município de Albergaria-a-Velha abre um novo capítulo na comunicação, promovendo o livre acesso à informação autárquica e incentivando os cidadãos a participar nas mais diversas dinâmicas do Município. Pretendemos que seja um instrumento útil para todos aqueles que nos visitam.

WM: Qual o feedback do trabalho desenvolvido pela WireMaze na conceção e desenvolvimento do novo website?

VG: O trabalho de desenvolvimento e conceção do novo site, realizado pela equipa que integra a WireMaze correspondeu às expetativas, superando-as no que diz respeito à proximidade e acompanhamento permanente e sempre disponível.

As novas funcionalidades resultam de um esforço global da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro em nivelar a acessibilidade e a responsividade de todos os sites autárquicos da região, através da operação Região de Aveiro Digital, com o apoio do Centro2020.

https://www.wiremaze.com/

06/08/2019/


Sem comentários: