Um dos eventos mais aguardados do ano pelos albergarienses (e não só), está de volta à cidade. Em entrevista, o Vice-Presidente da Câmara Municipal Delfim Bismarck, enumera os motivos pelos quais não pode faltar aos quatro dias do Albergaria conVIDA (30 JUNHO, 01, 02 E 03 JULHO).
A Albergaria conVIDA está de regresso com quatro dias animados. Quem visitar a Quinta da Boa Vista/Torreão de 30 de junho a 3 de julho com o que poderá contar?
Podemos contar com concertos de grandes nomes do panorama nacional e internacional, como são exemplo este ano XUTOS & PONTAPÉS, BÁRBARA TINOCO, ABBA GOLD (GB) e ALWAYS DRINKING MARCHING BAND (ES).
Tratando-se de uma feira regional de artesanato e gastronomia, não poderiam faltar os produtos tradicionais e endógenos da nossa região e com a particularidade de possibilitar a todos os visitantes, em qualquer um dos dias do certame, a degustação das mais variadas iguarias, bem representativas do que melhor se faz no território, confecionadas por algumas das nossas associações. Contaremos, ainda, com uma zona lounge e de after hours, onde a animação é garantida, que será dinamizada por alguns dos bares instalados no concelho. E também, não esquecendo a abrangência intergeracional do evento, todo este programa é complementado com ações de mediação de público destinadas a crianças e famílias a acontecerem no Jardim do Torreão e na Biblioteca Municipal, promovidas e dinamizadas no âmbito do SAC-Serviço de Aprendizagem Criativa, bem como de outras atividades de cariz meramente recreativo.
A Feira Regional de Artesanato e Gastronomia de Albergaria-a-Velha recebe todos os anos milhares de pessoas na Quinta da Boa Vista. Este evento representa um cartão de visita, não só do concelho de Albergaria-a-Velha, mas também do distrito de Aveiro?
De facto, é já um evento de referência, não apenas para Albergaria-a-Velha e seus concelhos limítrofes, mas também para toda a região, pela oportunidade de encontro ou de reencontro desta população, de partilha e de fruição cultural, gastronómica e turística que oferece, ainda para mais num ano que vem sendo interpretado em alguns setores como este, de retoma depois da pandemia.
Após dois anos em que o país e o mundo se viram privados de momentos tão significativos para os seus territórios, o regresso da Albergaria ConVida com um cartaz de referência, tornará ainda mais especial este reencontro entre Albergaria e os visitantes?
Foram anos em que o país e o mundo se viram privados de momentos como este tão significativos para os seus territórios. No entanto, apesar das circunstâncias atuais, o município não deixará de, no presente, como nestes anos que passaram, assinalar os seus eventos-âncora, sempre que as condições se afiguram propícias, assim como é o caso do tão aguardado regresso do Albergaria conVIDA que contará com um cartaz de referência onde todos, de diferentes gerações, poderão e irão com certeza desfrutar e recordar para o futuro e não vão querer perder.
No âmbito da Cultura e do Turismo, para aqueles que querem visitar Albergaria-a-Velha, o que não podem mesmo perder? O que é que este concelho tem para oferecer aos seus visitantes?
Quem visita Albergaria-a-Velha, não pode ficar indiferente a todo o nosso património natural, arquitetónico, arqueológico e industrial. Sendo o concelho com o maior número de moinhos de água inventariados da Europa, gera-se um grande enfoque na nossa denominada Rota de Moinhos de Albergaria-a-Velha, potenciando inúmeras visitas e atividades ao longo do ano, bem como eventos de referência como é exemplo o Festival Pão de Portugal, que este ano contou com a sua IX edição.
No âmbito da cultura, destacaria os nossos equipamentos culturais, as suas dinâmicas, nomeadamente a programação cultural regular ao longo do ano, promovida pelo município e/ou em parceria com diferentes entidades e associações, onde este ou outros, com diversos públicos-alvo, se vão afirmando cada vez mais no território e que garantem, de ano para ano, um maior número de participantes e visitantes, evidência de reconhecimento e agrado.
Enquanto Vice-Presidente do Município de Albergaria-a-Velha, assume entre outras, as pastas da Cultura, Associativismo, Património Histórico e Cultural e do Turismo. Que projetos e ambições estão desenhados pelo executivo para estas áreas?
Para além do Parque da cidade que se encontra em fase final de projeto, estamos a trabalhar na criação de um Museu, de uma rede de ciclovias e de um percurso de passadiços outros. Alguns destes projetos aguardam aprovação de candidaturas a fundos comunitários. Existem ainda outros projectos em curso, mas é prematuro avançar agora com a sua identificação.
Sem comentários:
Enviar um comentário