O Município apresentou, no dia 17 de maio de 2023, a Rede de Embaixadores Empresariais de Albergaria-a-Velha, uma das ações da Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico de Albergaria-a-Velha – “Albergaria 2030”. Este grupo informal é composto, na sua primeira fase, por empresários de 33 empresas de referência do Concelho, que se evidenciam pelo forte impacto económico em termos regionais e nacionais e pela sua representatividade internacional.
A Rede de Embaixadores Empresariais tem como principais objetivos divulgar os fatores de atratividade económica do Município e incentivar e dinamizar a economia local; intensificar a atratividade do Município de Albergaria-a-Velha para a instalação de novas empresas e unidades industriais; promover o desenvolvimento de atividades económicas, de alto valor acrescentado e de cariz tecnológico, que potenciem o crescimento do PIB do Município, as exportações e o emprego qualificado; representar o Município de Albergaria-a-Velha em missões empresariais de grande relevância; colaborar no desenvolvimento de ações de promoção do ecossistema empreendedor local com enfoque no empreendedorismo verde, inovação tecnológica, inovação social e economia circular, valorização dos produtos e recursos locais e sua biodiversidade; e acompanhar/monitorizar a implementação do Plano Estratégico para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico – “Albergaria 2030”.
O projeto do Município, que será alargado no futuro a mais empresas, foi bastante elogiado pelos empresários presentes, na medida em que se apresenta bem estruturado e com ações concretas, demonstrando a aposta da Câmara Municipal no desenvolvimento das empresas e do território. António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, realçou que a estratégia municipal não é um plano fechado e que a Autarquia agradece os contributos das empresas e a partilha das suas preocupações. Assim, o objetivo é reunir a Rede de Embaixadores duas vezes por ano, de forma a monitorizar os progressos. “Queremos, com o vosso sucesso, promover o território de Albergaria-a-Velha”, afirmou António Loureiro.
De acordo com os últimos dados oficiais disponíveis, o Município de Albergaria-a-Velha tem 2789 empresas, que empregam 7404 pessoas. O volume de negócios, em 2021, foi de 1 275 777 080 euros e o volume de exportações, no mesmo ano, foi de 538 357 220 euros, o que faz com que o Município ocupe o 34.º lugar a nível nacional em termos de volume de exportações. Salienta-se, ainda, que existem 31 empresas PME Líder, 17 empresas PME Excelência e 2 empresas PME Excelência Turismo.
Rede de Embaixadores Empresariais de Albergaria-a-Velha (1.ª fase)
- ACUSTEKPRO – Pedro Teixeira
- AGNER SERVICE – António Ferreirinha/ Jiancarlo Piaz
- AMBIGROUP – João Candeias
- AVEICELLULAR – Carlos Aguiar
- BIOFLORESTAL – Vítor Frias
- BIMBO – Nuno Nogueira
- CUTBRIK TOOLS – Fernando Abreu
- CASA DOS LEITÕES – Paula Oliveira
- DURIT – Flausino Silva
- FISOLA – Samuel Coelho
- FLEXACO – Valter Matias
- FUNCIONAL – António Morais
- GROHE PORTUGAL – João Brás
- HELIROMA – José Estima
- J. NADAIS – INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MADEIRAS – Joaquim Nadais
- JADE CREACTION – Almudena Parga/ Cristophe
- LARUS – Pedro Martins Pereira
- M.C. RIOS – Carlos Rios
- METALUSA INDUSTRIAL – Alberto Cravo
- MOMENTO NUMÉRICO – José Rodrigues
- O2A – AUTOADESIVOS – António Almeida
- PALBIT – Jorge Ferreira
- PLANIFLEX – INDÚSTRIA DE COLCHÕES – João Valente
- POLIVOUGA – INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS – Daniel Barros/Tiago Barros
- PORTOPAL – MADEIRAS DE DERIVADOS – Jorge Nadais
- PRIFER – TECNICAL MOLDS – Carlos Neves
- Q PROVIDER – Poul Jansen
- QUIMIALMEL – QUÍMICOS E MINERAIS – Joaquim Soares
- SOLAR DO CONDADO – Marisa Almeida
- SOTAVINHOS – Fernando Tavares
- TRANSBRANCA – TRANSPORTES - Humberto Ferreira / Paula Ferreira
- UNIMADEIRAS – Jorge Loureiro
- VALART – Valdemar Coutinh
Sem comentários:
Enviar um comentário