http://www.terravista.pt/ancora/1593 (página desactivada com o fim do o serviço de alojamento gratuito do Terravista)
Página elaborada na acção de formação "Internet - Autoestrada da Informação" (Novembro - Dezembro 1998) realizada no CENTRO DE FORMAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ESCOLAS
DE ALBERGARIA-A-VELHA.
1ª PARTE: A TERRA ONDE NASCI
Albergaria-a-Velha situa-se no distrito de Aveiro e é composta por várias freguesias.
Um dos locais mais bonitos é o Monte da Senhora do Socorro com uma paisagem privilegiada e onde ainda é possível gozar momentos de tranquilidade.
A origem do seu nome, fundamenta-se em documentos históricos, mas as pessoas mais antigas gostam de contar a lenda que lhe está associada. Esta lenda foi-me contada há alguns anos atrás e vou tentar ser fiel ao meu "contador de histórias".
Diz a lenda que, em tempos muito antigos, quando começava a escurecer todas as pessoas se recolhiam em suas casas e não abriam a porta a ninguém, devido aos roubos que existiam. Uma noite uma velhinha chegou ao escurecer e bateu a todas as portas procurando guarida, mas não obteve resposta. Sobre a manhã as pessoas ao sairem de casa deram com a pobre velhinha quase morta devido ao frio da noite, comentando : "se soubesse que era uma velha, eu "albergaria a velha".
2ª PARTE : O MONTE DO SOCORRO
Em 1855 grassou no país inteiro, e com grande intensidade, a temerosa epidemia do cólera morbus, deixando um rasto de desolação e morte.
Em Outubro desse ano um grupo de homens fez o voto de erigir uma capela no Bico do Monte, dedicada à Virgem, com a invocação de Senhora do Socorro, se o terrível flagelo desaparecesse. Verificou-se que, desde esse voto, nenhum outro caso ocorreu, o que foi considerado como o primeiro milagre da Senhora do Socorro.
Actualmente, os festejos são realizados no terceiro domingo de Agosto chamando Albergaria-a-Velha muitos devotos.
Albergaria-a-Velha, Dezembro 1998
Sem comentários:
Enviar um comentário