(...) nas comemorações do 25 de Abril de 2010, decorridas no Centro Cultural da Branca, nós próprios, depois de fazermos um apanhado do que foi aquela data e o que se lhe seguiu, afirmámos: "Melhor ainda, seria comemorar outras efemérides, como, por exemplo, a da fundação do concelho de Albergaria-a-Velha que teve a sua primeira sessão no dia 13 de Fevereiro de 1835, que ainda por cima comemora este ano uma data "redonda" os seus 175 anos".
O mínimo exigível, seria uma daquelas mostras e realizar no Arquivo Municipal (Antiga Cadeia), com duas ou três vitrinas e dois ou três painéis, a que habitualmente chamam pomposamente exposições e que o marketing político da agenda cultural e da revista da autarquia tratam de induzir os leitores a pensar tratar-se de algo em condições, quando não passam afinal de "micro-exposições". (...)
Mas o mais importante, é que Albergaria-a-Velha não tem o seu dia, e esse dia quanto a nós, deveria ser o 13 de Fevereiro (data da fundação do concelho), ou o 1º de Novembro (simbolizando o mês de Novembro de 1117 em que a Rainha D. Teresa doou o Couto de Osseloa a Gonçalo Eriz, fundando assim a primitiva Albergaria).
Um ou outro seriam o "Dia do Município", que para além de servir para que nas escolas se falasse um pouco mais da nossa história local, "semeando" assim raízes à nossa terra, poderia e deveria servir também para homenagear os Albergarienses que por cá ou espalhados pelo Mundo mais se têm destacado nas mais diversas áreas de actividade. Aliás, isto é o que qualquer município com algum grau de civilidade faz. Será que custa assim tanto?
Delfim Bismarck, Jornal de Albergaria, 22/02/2011
No dia 15 de Fevereiro realiza-se um concerto com a cantora Teresa Salgueiro por ocasião dos 179 anos do concelho de Albergaria-a-Velha. Delfim Bismarck é actualmente vereador. Esperamos por mais iniciativas relacionadas com a comemoração deste dia que no próximo ano fará 180 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário