quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Património Azulejar de Albergaria-a-Velha


Património Azulejar de Albergaria-a-Velha é tema de exposição fotográfica na Biblioteca Municipal 

A Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha tem patente, durante o mês de dezembro, a exposição fotográfica O Património Azulejar de Albergaria-a-Velha - Conhecer, Inventariar, Salvaguardar, de Cláudia Emanuel. A mostra, integrada nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, é inaugurada na sexta-feira, 7 de dezembro, pelas 18h00.

Nos meados do século XIX os emigrantes vindos do Brasil trazem, com eles, a moda e o uso do nosso azulejo português, agora colocado nas fachadas dos imóveis. De pequeno quadrado de barro, protetor das humidades, rapidamente passou a elemento decorativo dos imóveis, quer do seu interior, quer das suas fachadas, utilizado não apenas pelos emigrantes brasileiros, mas por todos.

O Concelho de Albergaria-a-Velha é um espaço privilegiado de análise, tendo em nota o número elevado de imóveis com decoração azulejar que dá cor e brilho às suas ruas. Contudo, o seu gradual desaparecimento e abandono, faz avivar a necessidade de dar contributos para a preservação destas arquiteturas, e respetivos elementos azulejares, que quotidianamente nos rodeiam. Urge salvaguardá-los, de modo a ser possível transmitir às gerações futuras o nosso passado. O conhecimento é um contributo fulcral para a conservação. Conservamos o que conhecemos e porque atribuímos valores relevantes aos objetos, ou saberes, que herdamos.

Durante os últimos meses, uma equipa liderada por Cláudia Emanuel, doutoranda em Estudos do Património, elaborou uma recolha fotográfica dos imóveis com decoração azulejar, de modo a divulgá-los ao público. Para além das fachadas foram ainda inventariados, os fontanários, alminhas, cartelas, registos de santos, entre outros. São estas fotografias que agora são divulgadas na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, e que podem ser admiradas até 31 de dezembro.        

CM Alb.-A.Vª 03-12-2018

Cláudia Emanuel dinamizou, em 21 de setembro, a aula aberta O Património Azulejar de Albergaria-a-Velha – Conhecer – Valorizar – Salvaguardar.

Sem comentários: