Saul Oliveira Silva
José Manuel Torres e Menezes
Palbit, S.A.
J. Nadais – Indústria e Comércio de Madeiras, S.A.
Aveicellular, Comunicações e Acessórios Lda.
PRATA
Maria Manuela Pires Andrade
Grupo Desportivo Beira Vouga
Jobra – Associação de Jovens da Branca
Grupo Columbófilo de Albergaria-a-Velha
COBRE
António de Bastos Simões (Foto Gomes)
Associação Os Amigos de Vale Maior
Medalha de Mérito Municipal, Grau Cobre, atribuída a António de Bastos Simões (recebida pela sua esposa e filha) |
Foi, em seguida, presente uma proposta do Sr. Presidente, que se transcreve: “Nos termos do disposto no Regulamento das Distinções Honoríficas do Município de Albergaria-a-Velha, proponho a atribuição de Medalhas de Mérito Municipal a Individualidades, Instituições, Associações e Empresas que, ao longo dos anos, têm contribuído para a melhoria das condições de vida da nossa comunidade, através do ação social, do ensino, da cultura, da arte e do desporto, bem como na melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes e para o aumento do prestígio do Município de Albergaria-a-Velha, a nível Regional, Nacional e Internacional. Proponho, ainda, que a atribuição destas distinções honoríficas se realize em Cerimónia Pública Solene, por ocasião da comemoração dos 185 anos do Concelho de Albergaria-a-Velha, a realizar no dia 15 de fevereiro de 2020.
INDIVIDUALIDADES
Saul Oliveira Silva - Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro
Dr. José Manuel Torres e Menezes - Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro
D. Maria Manuela Pires Andrade - Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata
António Simões – Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre
EMPRESAS
Palbit – Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro
J. Nadais – Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro
Aveicellular – Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro
INSTITUIÇÕES E COLETIVIDADES
Grupo Desportivo Beira Vouga – Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata (50 anos)
Jobra – Associação de Jovens da Branca – Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata (50 anos)
Grupo Columbófilo de Albergaria-a-Velha – Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata (69 anos)
Associação Os Amigos de Vale Maior – Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre (26 anos).”
De imediato, o Sr. Presidente procedeu a uma breve explicação dos fundamentos que suportam a proposta, a qual se encontra acompanhado dos currículos das individualidades, empresas e coletividades. O Sr. Vereador António Almeida referiu que estas propostas de distinção correm o risco de cair na banalidade e contrariam o Regulamento, o qual prevê a distinção de pessoas, individuais ou coletivas, que tenham desenvolvido serviços relevantes ao município e que deles tenham resultado benefício para o mesmo. Disse entender que ser só ilustre não chega, sugerindo alteração ao atual regulamento. Mais disse que questionou, no pretérito ano, o motivo pelo qual a Associação de Solidariedade Social de Alquerubim não foi objeto de proposta de distinção, uma vez que perfez 25 anos de existência em junho de 2019, tendo o Sr. Vereador Dr. Delfim Bismarck informado, na altura, que a distinção ocorreria após o aniversário da associação, o que agora não se verifica, afirmando querer acreditar que a ausência de proposta de distinção será somente um lapso. O Sr. Presidente informou que se tratou de um lapso, que será corrigido no próximo ano, onde constarão as IPSS e outros organismos com relevante atividade para o município.
A Câmara Municipal passou à votação da atribuição das distinções honoríficas, por escrutínio secreto, tendo em conta o contributo da sua atividade, nos termos propostos:
- Proposta de atribuição de Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, ao Ex.mo Professor Doutor Octávio Luís Pais Ribeiro da Cunha – mereceu cinco votos a favor e um voto contra;
- Proposta de atribuição de Medalha de Mérito Municipal, Grau Ouro, ao Ex.mo Professor Doutor Carlos Manuel Tavares Aguiar – mereceu quatro votos a favor, um voto contra e uma abstenção;
(...)
Concluída a votação e de acordo com o Regulamento das Distinções Honoríficas do Município de Albergaria-a-Velha, designadamente o n.º 2, do artigo 9º, resulta a atribuição, por unanimidade, das distinções honoríficas propostas ao Ex.mo Senhor Saul Oliveira Silva - Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro; Ex.mo Dr. José Manuel Torres e Menezes - Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro; Ex.ma D. Maria Manuela Pires Andrade - Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata; Ex.mo António Bastos Simões – Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre; Palbit, SA – Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro; J. Nadais – Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro; Aveicellular – Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro; Grupo Desportivo Beira Vouga – Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata; Jobra – Associação de Jovens da Branca – Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata; Grupo Columbófilo de Albergaria-a-Velha – Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata; Associação Os Amigos de Vale Maior – Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre, a serem entregues aos agraciados em Cerimónia Pública Solene, por ocasião das comemorações dos 185 anos do Concelho de Albergaria-a-Velha, a realizar no dia 15.02.2020.
O Sr. Vereador Dr. Delfim Bismarck declarou considerar que, num país onde cada vez mais as pessoas de pautam pela mediocridade, é função da Câmara Municipal distinguir e reconhecer os seus naturais que maior projeção dão ao município de Albergaria-a-Velha, através do desenvolvimento das suas atividades além-fronteiras. Mais declarou considerar ser motivo de orgulho para o município a existência de Albergarienses que se destacam a nível nacional e internacional, considerando obrigação da Câmara Municipal promover o reconhecer de cidadãos que se tornaram referências, dando exemplo do trabalho desenvolvido na neonatologia ou na cardiologia, o qual nunca poderá ter âmbito municipal pela sua escala, uma vez que é muito maior e abrangente.
Acta, Fev 2020
"As Medalhas de Mérito Municipal visam distinguir pessoas e entidades que, ao longo dos anos, têm contribuído para a melhoria das condições de vida da comunidade, através da ação social, do ensino, da cultura, da arte e do desporto, bem como na melhoria da qualidade de vida dos munícipes e para o aumento do prestígio do Município de Albergaria-a-Velha a nível regional, nacional e internacional."
* Associações / Colectividades
Com o Grau Cobre tem vindo a ser distinguidas as coletividades com mais de 25 anos. São depois galardoadas com a medalha de prata. Parece-nos que deveria haver mais critérios diferenciadores porque assim parece que basta existirem para terem direito às medalhas.
Não se percebe que ao Grupo Columbófilo de Albergaria-a-Velha, fundado em 1993, seja atribuída à medalha de Grau Prata. Mesmo que a actividade seja muito popular e tenha havido grupos antecessores a este. É indicado uma data de 69 anos por associação ao Grupo Columbófilo da Fábrica Alba. Embora em 1931 já se usasse a denominação actual. Assim teríamos de atribuir também à Associação do Carnaval de Albergaria e eventualmente a outros.
* Empresas
Todas as empresas que receberam medalhas tem sido de grau Ouro. Em alguns casos talvez não se justificasse o grau mais elevado.
* Antigos autarcas
Têm sido atribuídas medalhas a todos os Presidentes de Câmara. Com alguma distância temporal, naturalmente, em relação à data em que chefiaram o executivo. Saul Silva foi o substituto de Rui Marques quando este esteve na Assembleia da República.
Apesar das qualidades como médico, autarca e fundador da AHMA parece-nos que a medalha Grau Prata seria a mais adequada para José Manuel Torres Menezes.
Parece que também há alguma dificuldade em nomear alguns dos antigos autarcas e antigos deputados.
* Individualidades
Há quem não perceba que em determinados casos a maior notoriedade não é para os homenageados mas sim para o município e para o facto dos medalhados serem associados a este município. Em vez do grau Ouro poderia em alguns casos ser atribuído o grau Prata.
Sem comentários:
Enviar um comentário