sábado, 8 de fevereiro de 2020

185 Anos da Fundação do Concelho - suplemento JA

A mais recente edição do Jornal de Albergaria contém um suplemento especial dedicado aos 185 anos da fundação do concelho de Albergaria-a-Velha.

Trata-se de uma boa ideia porque este tipo de iniciativas permite angariar bastante publicidade de empresas que se querem associar à iniciativa além de ficar como um documento para o futuro.

Conteúdo

- História do Município *
- Marcos em Albergaria em homenagem a à Rainha D. Teresa (Estátua, Lápide, Albergue de Peregrinos) e dados biográficos
- Presidentes da Câmara (1835-2020) com identificação, períodos em que foram presidente e pequena imagem quando disponível *
- Comemorações dos 185 anos
- Terra de tradições de água, pão e moinhos
- Mensagem dos presidentes: do mais antigo dos presidentes vivos (Fernando de Almeida 1981-1986) e do actual Presidente da Câmara (António Loureiro 2013-)

* retirado da brochura dos 179 anos


Apesar da iniciativa ser de aplaudir há alguns pormenores que poderiam melhorar o suplemento nomeadamente uma capa mais apelativa, um grafismo diferente do cabeçalho com o nome do suplemento (que segue o grafismo dos cabeçalhos habituais do jornal mas que não ficou tão bem no caso do suplemento) e a inclusão de mais alguns textos sobre a terra. Parece pouco um texto que incide sobretudo nos moinhos e os textos dos dois presidentes. Neste caso a culpa talvez não seja da publicação porque os outros antigos presidentes poderiam não estar receptivos a colaborar mas de certeza seria uma mais-valia.

A inclusão de alguma da informação da brochura dos 179 anos é de aplaudir porque a tiragem foi limitada e não foi conhecida de toda a gente.

Graças à iniciativa do jornal foi possível saber com alguma antecedência qual será o programa das comemorações dos 185 anos bem como os nomes dos medalhados do dia do município.

*

A publicação deste número do jornal teve ainda um patrocínio especial com a inclusão de uma capa falsa patrocinada pela Remax. Em duas das páginas, nomeadamente numa com os colaboradores da imobiliária, tiveram o cuidado de colocar uma imagem de fundo com o torreão e a biblioteca, no entanto poderia ter ficado para a história, associando-se aos 185 anos do concelho, caso adaptassem a publicidade oficial da Remax, que inclui vários monumentos nacionais, à realidade da nossa localidade e permitindo também que algum artista local pudesse marcar esta iniciativa.

Sem comentários: