segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Margarida Ferreira Coutinho / Turcos


ENTREVISTA A MARGARIDA COUTINHO – AUTORIDADE LOCAL LITORAL - RG 2017*

- Quem é a Margarida Ferreira Coutinho?

- Sou uma mulher simples, com gostos simples e sem manias de grandezas. Sou um pouco como os turcos: biscoitos simples, feitos com ingredientes simples. Gosto de trabalhar e como parar é morrer, todos os dias coloco o meu avental e vou para a cozinha.

- Uma vida inteira dedicada à doçaria. É muito tempo…

- Faço o que gosto. Nunca pensei em mudar ou desistir. Tenho muito orgulho nos meus doces e faço gosto em que a tradição se mantenha com as próximas gerações. Tenho 5 filhos, 12 netos e 2 bisnetos, por isso estou tranquila quando ao futuro. Os mais novos já dão uma ajuda.

- Mas a tradição ainda é o que era?

- No essencial sim. Claro que houve mudanças, por necessidade e evolução dos tempos. Hoje usamos batedeiras e fornos eléctricos. No início era tudo amassado manualmente e cozido em forno a lenha. Era um dia para fazermos a quantidade que agora fazemos em poucas horas. Mas ainda gosto de moldar os turcos à mão.

- Cupcakes, bolachas XXL com pepitas de chocolate… Não tem medo da concorrência?

- Não. Os meus clientes mais antigos continuam fiéis e os novos voltam sempre. Quando participamos em eventos públicos, as pessoas procuram-nos e compram. Os mais velhos recordam os tempos de criança quando iam com os pais comprar turcos. Para os mais novos é uma novidade e eles gostam.

- Tem uma memória de elefante para recordar com tanto rigor a sua história e a dos seus biscoitos?

- Eheheh! Não, nada disso. As boas memórias ficam guardadas para sempre.

Entrevista por Cláudia Ferreira Henriques (Revista Gerador #9)

Ilustração por Ana Campos


* A Cláudia Ferreira Henriques é a nossa autoridade local no litoral. Na Revista Gerador #9 falou-nos da Margarida Ferreira Coutinho, “doceira de profissão e paixão”. Hoje partilhamos a entrevista exclusiva da Cláudia à Margarida ;-)  

https://web.archive.org/web/20171209071647/http://gerador.eu/entrevista-exclusiva-margarida-coutinho-autoridade-local-litoral/

Sem comentários: