ELÍSIO SILVA É O NOVO PRESIDENTE (1998)
Uma larga participação de associados legitima uma vitória histórica
A lista B, liderada por Elísio Apolinário Silva venceu as eleições para os órgãos sociais dos bombeiros voluntários de Albergaria-a-Velha, num acto largamente participado, pois 439 sócios exerceram o seu direito de voto, quando habitualmente apenas vinte a trinta votantes votam em idêntico acto eleitoral.
A votação decorreu durante cerca de três horas, tendo-se formado duas extensas bichas, pois os sócios eram identificados antecipadamente, dirigindo-se depois à câmara de voto, em tudo igual à de uma qualquer eleição legislativa, presidencial ou autárquica.
O universo eleitoral era constituído por 3827 sócios, tendo exercido o seu direito de voto cerca de onze por cento. Após três horas consecutivas de votação, apuraram-se os resultados, tendo a lista de Elísio Apolinário Silva somando 281 votos, enquanto a de Isidro Lopes da Silva, o anterior presidente da direcção se ficava pelos 152 votos. Em termos de percentagens, a lista vencedora teve 64 por cento dos votos e a vencida chegou aos 36 por cento.
O presidente da Assembleia Geral cessante, Samuel Oliveira Fernandes, felicitou de imediato a lista vencedora, mas o associado Augusto Pinto da Silva levantou o problema de uma possível irregularidade existente na lista B, pois o candidato a presidente do Conselho Fiscal, o advogado José Manuel Pedro, somente se inscreveu como sócio dos bombeiros há menos de um mês. Durante meia hora, foi suspensa a divulgação oficial dos resultados, tendo siso solicitado parecer jurídico ao próprio José Manuel Pedro e a Brito da Silva, igualmente advogado e candidato a vice-presidente, pela lista A. O primeiro não emitiu opinião, alegando ser a parte interessada e Brito da Silva pediu que fossem posteriormente consultados outros juristas. Por sinal, estavam na sala mias dois advogados, Mário Jorge Lemos Pinto e Adelino Santiago, que reuniram com elementos das duas listas.
O presidente cessante, Isidro Lopes da Silva, usaria então da palavra para recordar todo o processo anterior, garantindo que fora ele próprio a detectar a situação de José Manuel Pedro, mas o presidente da AG acabou por aceitar a lista B, após inscrição de José Manuel Pedro como sócio.
Isidro Lopes da Silva informou que apesar dos juristas tarem admitido que haveria razões para uma eventual impugnação dos resultados eleitorais, estes haviam sido claros «quanto à vontade soberana dos sócio e os elementos da lista A não são donos dessa vontade». «Não contava com este resultado, mas quero dizer que quem ganhou as eleições foi a Associação dos Bombeiros de Albergaria», reforçou, o que lhe valeu uma prolongada ovação dos muitos sócios ainda presentes na sala.
José António Laranjeira, eleito presidente da AG, que já foi presidente e comandante da corporação, à qual está ligado há três décadas, disse pretender evidenciar «este gesto do anterior presidente e, por isso, estou de acordo com a afirmação de que embora se soubesse antecipadamente que uns iam ganhar e outros iam perder, o importante é esta atitude de compreensão e colaboração, que só beneficia os bombeiros e, por isso, estou extremamente feliz».
Finalmente, Elísio Apolinário Silva, que completava 45 anos no dia da eleição, encerrou os discursos, quando a madrugada já começava, e considerou as eleições como «um acto de vitalidade e a nossa candidatura foi assumida em 13 de Novembro, mas quero lembrar que nos últimos quatro anos tenho estado ligado directamente a esta casa».
A seguir, o novo presidente, clarificaria notícia publicada no JN, na qual era avançada uma eventual divergência com o actual comandante, José Ricardo Bismarck, que estaria na base do aparecimento da candidatura da lista B. Segundo Elísio Silva,«o comandante nunca esteve em causa, mas também não fez campanha pela nossa lista e merece a nossa total confiança».
Terminava assim um dos actos mais participados de uma associação de bombeiros que completará dentro de pouco tempo as suas «bodas de diamante», pois os Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha foram fundados em 1925.
Os novos dirigentes são os seguintes:
Assembleia Geral: Presidente: Engº José António Piedade Laranjeira; Vice-Presidente: Engº Carlos Manuel Pereira Moura; Secretários: Angelo José de Jesus Soares (1º) e Adelino José Lisboa Martins da Cunha (2º).
Direcção: Presidente: Elísio Apolinário Simões da Silva Vice-Presidente: Engº Pedro Manuel O. Martins Pereira Secretários: Rui Fernando de Sá Sousa e Crastro (1º) e Carlos Manuel Nunes Leandro (2º) Tesoureiro: António Jorge Teixeira M. Sereno Vogais: José Manuel Gomes Fernandes (1º) e Dr. José Manuel Torres e Menezes (2º)
Conselho Fiscal: Presidente: Dr. José Manuel Henriques Silva Pedro Vice - Presidente: José Luis Marques Mendes Secretário - Relator: Sergio Manuel Silva Nunes Pereira.
Fonte: Beira Vouga, 31-01-1998
Sem comentários:
Enviar um comentário