domingo, 8 de novembro de 2009

Percursos Pedestres no Baixo Vouga Lagunar


A QUERCUS lançou um guia de bolso, com 54 páginas, que procura dar a conhecer a riqueza natural e cultural do Baixo Vouga Lagunar. Tendo um cariz prático, este guia inclui 3 percursos pedestres que possibilitam um contacto mais directo com a fauna e flora da área, classificada na Rede Natura 2000.

Um desses percursos, denominado “No Coração do Bocage”, cobre uma pequena área de Angeja, mais propriamente os locais de Peixinhos, Marco, Juncal e Poço. Ao longo dos 7,1 quilómetros, é possível apreciar diversas espécies animais (a galinha-de-água, a garça-boieira ou o milhafre) em caminhos ladeados por salgueiros e amieiros. Dado o terreno pouco acidentado, este percurso poderá ser igualmente feito de BTT; a pé, o tempo estimado é de 3 horas e de BTT, 1 hora e 20 minutos.

Dado que o percurso é circular, o ponto de chegada coincide com o ponto de partida - Ponte de Outeiro (Sarrazola).

Newsletter CMA de 30/06/2003

Este pequeno guia de bolso, com 56 páginas, 40 imagens e 4 mapas, pretende dar a conhecer a riqueza natural e cultural do Baixo Vouga Lagunar. Neste guia descrevem-se os principais biótopos e apresentam-se algumas das espécies da fauna e flora que ocorrem nesta área classificada no âmbito da Rede Natura 2000.

Após esta descrição são apresentados três percursos pedestres, acompanhados de cartografia e imagens representativas de cada um. Pretende-se desta forma dotar a região de um instrumento prático que possa ser utilizado por todos aqueles que, através dos percursos pedestres, desejam conhecer e preservar o meio natural circundante.

O autor do Guia é Fernando Leão, Biólogo e Presidente do Núcleo Regional de Aveiro da QUERCUS e o editor é a QUERCUS - ANCN

fonte: site da Quercus

Percurso Pedestre no Baixo Vouga Lagunar*

O Núcleo Regional de Aveiro da Quercus – A.N.C.N. organiza um percurso pedestre no Baixo Vouga Lagunar junto ao Rio Novo do Príncipe.

Nesta área do Baixo Vouga Lagunar, classificada ao abrigo da Directiva Aves como Zona de Protecção Especial da Ria de Aveiro, é possível observar vários habitats de grande beleza natural e extrema importância ecológica, destacando-se, no trajecto realizado no âmbito deste percurso pedestre, a clara dominância do «Bocage».

O «Bocage» corresponde a uma unidade de paisagem bastante peculiar e de rara beleza caracterizada pela compartimentação do espaço rural. Esta compartimentação é feita por sebes vivas as quais são compostas por Salgueiros, Amieiros, Carvalhos, Pilriteiros e Sabugueiros, entre outras. À compartimentação vegetal junta-se também uma densa rede de valas o que faz com que os campos sejam muito pequenos. Neste habitat a diversidade faunística e florística é elevada.

Ao longo do percurso, por entre campos e sebes, é possível observar, e sobretudo ouvir, uma elevada diversidade de espécies de aves, nomeadamente o Melro, a Carriça, o Pisco-de-peito-ruivo, o Chapim-real, o Chapim-azul, o Estorninho, o Guarda-rios, a Fuinha-dos-juncos e a Toutinegra, entre muitas outras.

O percurso em questão faz parte do "Guia de Percursos Pedestres do Baixo Vouga Lagunar" publicado pela Quercus. Este percurso, com uma extensão de cerca de 7 Km, denominado pelo Guia como P2 "No Coração do Bocage", tem início junto à ponte do Outeiro (Rio Vouga) em Sarrazola. A duração do percurso é de aproximadamente 3:00 horas.

Aconselha-se o uso de calçado confortável para caminhar e vestuário apropriado para as condições meteorológicas que se façam sentir na altura. O vestuário deverá ter cores discretas (verde, castanho). Necessário binóculos e se possível guia de campo de aves.

Sem comentários: