De forma a tornar este grande evento numa verdadeira festa da comunidade, os habitantes de Angeja, desde as crianças aos idosos, foram convidados a encarnar diferentes personagens e os seus misteres, construindo, desta forma, um ambiente mais espontâneo e autêntico nos vários momentos que constam do programa.
Na quinta-feira, véspera de feriado, a feira quinhentista, com artesanato, ofícios, tabernas e animação deambulante é oficialmente aberta às 19h30. Pelas 21h30, há um concerto pela Banda Filarmónica de Angeja na Igreja Matriz e, a encerrar a noite, os visitantes poderão apreciar o cortejo noturno “Nós Somos Vida das Gentes” que inclui animação com fogo, malabarismo, danças orientais e música.
No feriado, a abertura da feira é anunciada por uma arruada de gaiteiros às 10h30. A Eucaristia na Igreja terá início meia hora mais tarde, seguindo-se um espetáculo com trampolineiros, grupo de gaiteiros e dança Sufi. À tarde (17h00), as ruas de Angeja irão ganhar um outro colorido com o tradicional cortejo que antecede a chegada da comitiva do foral. A festa continua com um concerto de música comunitária e, pelas 20h30, todos poderão apreciar o que se comia no início do século XVI na ceia quinhentista. O grupo Popularis garantirá a animação musical durante a noite (22h30).
No último dia, os gaiteiros voltam a anunciar a abertura da feira pelas 10h30. O programa da tarde arranca com um concerto pelo grupo Trabucos (15h00) e todos os participantes voltarão a reunir-se para o cortejo e o baile com danças populares medievais e quinhentistas (17h00). Antes da hora do jantar, há ainda tempo para apreciar as demonstrações do Jogo do Pau. A encerrar as comemorações, haverá concertos (Trabucos e Popularis), cuspidores de fogo, o Jogo do Pau e uma apresentação com todos os artistas.
CMA, 04/08/2014 |
PROGRAMA
http://www.cm-albergaria.pt/output_efile.aspx?id_file=28128&id_object=20710
Sem comentários:
Enviar um comentário