Fb
No dia 28 de outubro foi apresentado o Catálogo da Exposição “Alba – Memórias do Cine-Teatro”, uma edição exclusiva de 1.000 exemplares numerados, que apresenta as história de um importante equipamento cultural pelas pessoas que o vivenciaram.
Não se pretende que este livro seja a realização de um exaustivo trabalho de investigação sobre o Cineteatro Alba (CTAlba), mas antes uma súmula de recordações, informações e memórias que são essenciais para a compreensão da história de um espaço que tanto significa para Albergaria-a-Velha e seus habitantes.
Para este trabalho, foram convidados antigos funcionários e colaboradores, que partilharam os seus conhecimentos e memórias, de forma a ilustrar um lugar especial que lhes marcou a vida. Ao longo das páginas do Catálogo, é possível encontrar recordações de quem construiu o Cineteatro Alba, de quem aqui trabalhou ou, simplesmente, de quem aqui se divertia. “Não se trata aqui de fazer a História de um edifício, de representarmos lugares, mas apenas de recuperarmos emoções, atmosferas e sensações, envolvidas em imagens desvanecidas pelo tempo.”
O Catálogo da Exposição “Alba – Memórias do Cine-Teatro”, que vem acompanhado com DVD, vai estar à venda no CTAlba, na Biblioteca Municipal e no Arquivo Municipal.
CMA
Alba, Memórias do Cineteatro debruça-se sobre a fascinante viagem pela memória de um espaço de cultura que se destacou na História recente de Albergaria. Nesta
mostra aborda-se a fundação da Fábrica Alba, a edificação do
Cineteatro, os seus funcionários, as recordações e as vivências dos
diversos espetáculos culturais que aqui ocorreram, contando a autarquia
com a colaboração e empenho de diversas pessoas que, através do
empréstimo de peças, objectos e do relato das suas memórias,
contribuíram para o enriquecimento deste evento. Procura-se captar o
espírito de um lugar que marcou e continuará a marcar gerações, um local
mágico, que nos fez rir e chorar, que criou momentos únicos que ainda
hoje perduram na memória.
Facebook do Cineteatro Alba
Sem comentários:
Enviar um comentário