sábado, 6 de março de 2010

Ribeira de Fráguas - a sua história

Está agendada para as 21.00h do dia 13 de Março, na sede da Junta de Freguesia da Ribeira de Fráguas, a apresentação do livro "Ribeira de Fráguas - a sua História".

Edição patrocinada pelo Centro de Dia para Idosos da Ribeira de Fráguas - CEDIARA.

O mencionado estudo foi realizado pela Dra. Nélia Oliveira e Nuno Jesus, ambos com trabalhos publicados na área da micro-história, Branca e Telhadela, respectivamente.

Após vários anos de pesquisa, chegou o momento de apresentar aos cidadãos do concelho de Albergaria-a-Velha, e em particular da Ribeira de Fráguas, esta monografia, cuja viagem pelo tempo se inicia na Idade do Ferro, passando pela Idade Média, até ao presente.

A história factual da freguesia da Ribeira de Fráguas, é narrada por ordem cronológica [de 1100 até 2009], de forma a facilitar a sua compreensão ao mais abrangente número de leitores, pois este trabalho foi delineado com o propósito de ter uma função pedagógica, transversal às várias gerações existentes, dos avós aos netos. O registo fotográfico, não foi descurado, no livro estão registadas dezenas de fotos, quase todas inéditas, algumas remontam às primeiras décadas do século XX.

http://telhadela.blogs.sapo.pt/
(versão alternativa da capa)

Em termos sociais e de vida quotidiana, não há dúvida de que a vivência religiosa teve sempre um papel importante no dia-a-dia da comunidade. Na verdade, o acontecimento mais marcante que os autores identificaram, quer pela impressão que deixou nos habitantes, quer pela mobilização popular que desencadeou, foi o incêndio da antiga Igreja Paroquial, em 1953.

Numa época em que os recursos não abundavam, o pároco da altura, Padre Raúl, foi incansável na angariação de fundos para a construção de uma nova igreja, tendo mesmo instituído o “Cortejo da Telha”, em que cada pessoa contribuía com uma telha para a cobertura do templo.

CMA


O livro inclui um prefácio da autoria da Professora Maria Alegria Fernandes Marques.

Autores

Dra. Nélia Oliveira é autora do livro "Auranca", monografia sobre a freguesia da Branca, e do livro sobre o Cine-Teatro Alba.

Nuno Jesus é um entusiasta pela etnografia e História local. Foi um dos autores do livro sobre "Telhadela".

Sem comentários: