terça-feira, 28 de setembro de 2010

Distrito de Aveiro

Foram comemorados recentemente os 175 anos do Distrito de Aveiro.

O Distrito foi criado a 18 de Julho de 1835, constituído, então, por 53 concelhos. São 19 os concelhos que compõem actualmente o Distrito de Aveiro.

Governadores Civis com ligações a Albergaria-a-Velha:

José Henriques Ferreira foi um dos nomes ligados à criação do Distrito embora ainda não houvesse GC.

Alfredo Monteiro de Carvalho (1) - 18/08/1910 a 04/10/1910

Gaspar Inácio Ferreira - 18/08/1932 a 25/03/1936

(1) Conselheiro ALFREDO MONTEIRO CARVALHO, natural do concelho de Tondela. Formado em Direito. Delegado na Anadia, Juiz da Instrução Criminal de Lisboa, Procurador da República na Relação de Coimbra, reformado como Juiz do Supremo Tribunal de Justiça.


ver também:

http://novos-arruamentos.blogspot.com/2009/05/distrito-de-aveiro.html
Página do Governo Civil

Informação de Albergaria-a-Velha numa página antiga do Governo Civil

Educação e Saúde

EDUCAÇÃO

- Existem 29 estabecimentos de ensino primário e 24 lugares de jardim de Infância.

Possui ainda os seguintes estabelecimentos:

- Colégio de Albergaria-a-Velha

- Escola Secundária

- Escola de ensino básico 2,3 da Branca

- Escola Básica integrada 1,2,3 de s. João de Loure

- Biblioteca da Fundação Calouste Gunkenkian

SAÚDE

Albergaria-a-Velha tem Serviço de atendimento Permanente que funciona até as 24 horas; está programada a construção de um Centro de Saúde para a Branca; todas as freguesias com excepção da de Vale Maior têm posto médico, farmácia ou posto de medicamentos.

INDUSTRIA

Com uma excelente zona industrial, o desenvolvimento da Vila de Albergaria assenta no forte desempenho do sector secundário.

 As actividades mais significativas são as seguintes: Fundição, Metalomecânica, Confecção de têxteis, Transformação de madeiras e papel, fabrico de mobiliário, Fabrico de material cirúrgico, Cerâmica, Plásticos, equipamentos sanitários, Construção civil, Restauração, Panificação e Catering.

COMÉRCIO

Em Albergaria-a-Velha o comércio ainda é tradicional, onde predominam o comércio retalhista, automóveis, mobiliário e decoração, informático, plásticos, fundição, etc.

Demografia

ÁREA : 156 Km2

POPULAÇÃO: 24.146  

FREGUESIAS: 8

Albergaria-A-Velha, Alquerubim, Angeja, Branca, Frossos, Ribeiras de Fráguas, S. João de Loure e Valmaior

Nº DE ELEITORES:  19 394 (1998)

DENSIDADE POPULACIONAL: 155 hab/km2

FERIADO MUNICIPAL:  3º Domingo de Agosto

 ( Romaria em honra de Nossa Senhora do Socorro).

RECEITAS FISCAIS: 401.704.867$00 (2000)

Acessibilidades e Segurança

ACESSIBILIDADES

Beneficiando de uma invejosa posição estratégica à Vila de Albergaria confinam as mais importantes vias de comunicação do País.

- IP1 – ligação nó de Albergaria
- IP5 – ligação nó de Talhadas e nó de Albergaria
- EN16 – ligação a Sever do Vouga
- IC2 – ligação nó de Albergaria
- Helipista


Em projecto

-Duplicação do IP5

SEGURANÇA

A vila tem quartel da Guarda Nacional Republicana bem próximo do centro. Sente-se a necessidade de outro quartel, designadamente na Vila da Branca.

GASTRONOMIA

 O concelho de Albergaria apresenta uma gastronomia muito variada onde salientamos: A lampreia, as enguias fritas ou de caldeirada e ruivacos; Leitão assado à moda de Angeja; Rojões com grelos; Cabrito Assado.

Para sobremesas aconselhamos: Os biscoitos turcos e raivas; Doces de gemas; Pão doce; Regueifa; suspiros e o tradicional arroz doce.


TURISMO

Situado onde as serras terminam e a planície começa, é banhado pelos rios Caima e Vouga onde não faltam as paisagens deslumbrantes dos vários pontos do Concelho.

Dominado pelos rios Vouga e Caima os quais conferem a pratica da agriculta nos Vales de Ribeira de Fráguas, Vale Maior, Angeja e Frossos. Num deambular pelo concelho o património natural e ecológico estão bem presentes. Uma visita ao Paque do Monte da Senhora do Socorro é obrigatória. Na Pateira de Frossos as aves migratórias encontram refugio, ans freguesias de Ribeira de Fráguas, Vale Maior e campos agrícolas de Angeja e Frossos, desfruta-se de uma magnifica paisagem verdejante e dos pontos mais elevados da Branca, nomeadamente no Monte S. Julião, pode-se avistar toa a zona desde aí até à Ria de Aveiro. Do património edificado aconselhamos uma visita às Igrejas das oito freguesias que compõem o Concelho de Albergaria. Os Pelourinhos de Angeja e Frossos e toda a caracterização do seu urbanismo representam a  municipalidade destas duas Freguesias.


ARTESANATO

- Produção artesanal dos cestos de vime
- trabalhos de tear
- tapeçarias
- miniaturas em madeira

Sem comentários: