quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Taça da Liga de Basquetebol (2003)

José Licínio Pimenta, Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, está confiante no sucesso da XIV Taça da Liga de Basquetebol. É a primeira vez que o Concelho recebe um evento desta dimensão e, como tal, a preparação tem sido bastante cuidada, envolvendo uma vasta equipa desejosa de transformar este evento numa verdadeira festa do desporto.  

O que levou a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha a apostar na realização da Taça da Liga de Basquetebol?
 
Há dois factores que influenciaram a nossa aposta. Por um lado, o facto de pretendermos mostrar o que o nosso concelho tem de bom; alia uma excelente posição geográfica (IP5, IC2, IC1, A1), com uma riqueza natural invejável, a paisagem serrana de um lado e o baixo Vouga do outro, património, história e uma área industrial muito importante, não só para a região como para o próprio país. Por outro lado, rentabilizar os espaços desportivos e promover a prática desportiva, sobretudo junto das crianças e jovens.

Como é que tem corrido a organização/preparação do evento?

Julgo que tem corrido bem! A parte logística está a ser preparada com o maior rigor e a promoção do evento envolveu a comunidade desportiva e escolar como pretendíamos. Três das equipas que participam na prova conviveram com as crianças das escolas, nos três pavilhões, e vamos ter as colectividades e um ginásio a animar os intervalos dos jogos.

Quais são as suas expectativas em relação à Taça da Liga?

Tenho a certeza de que vai ser um grande espectáculo. É a primeira vez que Albergaria-a-Velha recebe um evento desta dimensão e noto que as pessoas estão mobilizadas para a festa. As equipas são as melhores, a modalidade é apelativa, Albergaria tem boas condições logísticas e humanas, logo estão reunidas as condições necessárias para uma grande festa do desporto nacional. Há ainda dois aspectos que me fazem estar muito confiante. Por um lado, o facto de algumas das equipas estarem bastante próximas de Albergaria-a-Velha, três são mesmo do Distrito de Aveiro, o que vai trazer a Albergaria muitos visitantes; por outro lado, o facto de importantes empresas da região terem colaborado de forma tão vincada com a Câmara Municipal, com particular destaque para a GROHE, nesta organização. É a prova de que estávamos certos quando aceitámos o desafio.

É a primeira vez que existe um Pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha. Quais têm sido as grandes prioridades nesta área?

Mais importante do que haver um Pelouro do Desporto, é o facto de haver pelouros. De facto, hoje, na Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha trabalha-se em equipa, os Pelouros estão distribuídos pelos Vereadores do Executivo, de forma a que, em cada área, haja um trabalho programado e eficiente. O que fizemos na área do desporto, neste primeiro ano de mandato, foi criar regras e definir um programa de acção. Assim, começamos por criar um Programa de Apoio e Incentivo à Actividade Desportiva e Cultural, onde são claras as regras de apoio às colectividades, dando aos chamados subsídios um carácter de rigor, clareza e transparência; regulamentámos a utilização dos espaços desportivos, piscinas e pavilhões, de modo a definir critérios de utilização e a preservar e conservar os espaços de uso comum; realizámos obras de beneficiação dos pavilhões, dotando-os de melhores condições de utilização e trabalhámos todo o processo tendo em vista a remodelação da Piscina Municipal de Albergaria-a-Velha. Enfim, foi um ano de trabalho intenso com o objectivo de podermos servir melhor as escolas, as colectividades, os munícipes. Paralelamente, delineámos um programa de acção que contempla a organização de eventos, onde se insere a XIV Edição da Taça da Liga GROHE, e, sobretudo a colaboração com outras entidades do concelho na promoção e divulgação de organizações conjuntas.

O Jogo
Nº 343 / 18  Qui, 30 Jan 2003

Sem comentários: