sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Jornal de Albergaria

Primeira edição
O nº. 1 da 2ª série do Jornal de Albergaria foi publicado no dia 19/02/1993. Com algum atraso sobre o previsto coube a Mário Jorge Lemos Pinto, o seu primeiro (e único) director, fazer a sua apresentação. A ideia de um novo jornal surgia num quadro de progresso e dinamismo do concelho de Albergaria-a-Velha.

Depois de abortado o projecto da Rádio Osseloa verificou-se a criação, por parte de outras pessoas, da Cooperativa de Comunicação Social de Albergaria. Os objectivos da cooperativa, conforme estatutos de 15/12/1992, eram: promover os valores culturais do concelho; contribuir para o enriquecimento informativo e cultural da população; e despertar nas pessoas a liberdade critica, com respeito pelas instituições e pelas leis.

Nesse primeiro número destaca-se o editorial, uma reportagem sobre o Lar de Terceira Idade, a primeira parte do artigo de Albuquerque Pinho (secção "Para a História de Albergaria") sobre o primeiro número do Jornal de Albergaria em 13/05/1911, notícias das freguesias, desporto, apontamento sobre o Carnaval, secção "De Ecclesia" e o espaço das Escolas.

Director Mário Jorge Lemos Pinto

Primeiros Colaboradores:

José António Moreira Vinhas
Dr. António Albuquerque Pinho
António Augusto Lemos (Desporto)
Pe. Querubim Silva
Luis Filipe
João Agostinho Pereira (Alquerubim)
João Ricardo Valente (Angeja)
José Silva (S. J. Loure)

A última edição do Jornal de Albergaria, com o nº 420, aconteceu em 12 de Agosto de 2011. A quem de direito sugere-se a edição de um volume com artigos do Dr. Alburquerque Pinho e as efemérides locais que publicou ao longo de vários anos.

mudança de instalações para a Rua Serpa Pinto


Sem comentários: