domingo, 16 de março de 2014

Foral de Frossos - 500 Anos

http://www.cm-albergaria.pt/output_efile.aspx?id_file=27310&id_object=20309

21-22-23 Março 2014
500 anos do Foral de Frossos

Vai ser lançado o livro "Frossos - A Comenda e o Foral Manuelino" que conta novamente com a colaboração da Prof. Maria Alegria Marques que colaborou nas edições anteriores (FORAL DE ANGEJA - 1514 e FORAL DE PAUS - 1516).

Haverá também uma feira quinhentista dinamizada pela Alberga-rte com muitas actividades  e a participação de várias colectividades.

A AlbergAR-TE trabalha afincadamente na coordenação das comemorações dos 500 anos do Foral de Frossos que se realizarão nos dias 21, 22 e 23 de Março em Frossos, numa iniciativa do pelouro da Cultura da CM de Albergaria.

 Toda a comunidade local está envolvida neste projeto através de todas as associações locais e individuos da comunidade.

O FORAL

http://blogdealbergaria.blogspot.pt/2011/02/forais-e-carta-de-couto-i.html

O Foral da Vila de Frossos foi concedido por D. Manuel I em 22 de Março de 1514.

No foral, cujo original foi conservado ao longo dos anos pelas gentes de Frossos, encontram-se expressos alguns benefícios e privilégios de que a Ordem de Malta (a essa data Ordem dos Cavaleiros de Rodes) era titular.

"A presença da Ordem de Malta em Frossos remonta ao tempo da primeira sede desta Ordem Militar e Religiosa em Portugal e, também assim, ao tempo em que, conquistada mais uma “parcela” daquele que viria a ser o Portugal que hoje conhecemos, se tornava necessário defender e povoar a mesma. O rio Vouga constitui uma das primeiras linhas naturais de defesa, o limite de uma das primeiras “parcelas” de território que interessava defender e povoar".

Frossos revelou-se como uma das comendas estrategicamente melhor posicionadas para cumprir o desiderato da defesa na conquista do território português.

http://blogdealbergaria.blogspot.pt/2011/02/forais-e-carta-de-couto-i.html

Com o objectivo de salvaguardar e difundir a Carta de Foral de Frossos, foi assinado, no dia 26 de Fevereiro, um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha e a Junta de Freguesia de Frossos, proprietária do documento em questão.
 

 De acordo com o protocolo assinado, a Junta de Freguesia compromete-se a ceder o Foral Manuelino à guarda do Arquivo Municipal por um período de 30 anos, automaticamente renováveis por períodos de igual duração. Por seu lado, o Arquivo Municipal fará a gestão e a conservação da Carta de Foral, promovendo ainda a sua difusão e a consulta por parte de investigadores e interessados, mediante o cumprimento das normas expressas no Regulamento do Arquivo Municipal.
            

O Foral Novo, assinado por D. Manuel I, foi dado a Frossos em 1514. Foi concertado e registado na Torre do Tombo por Fernão de Pina, encarregue do corregimento dos forais do reino por comissão régia e, actualmente, encontra-se encadernado com capas de tábua protegidas por pele do primeiro quartel do século XIX.

CMA,01/02/2010
 
O Dr. António Capão publicou, em 1984, o livro "Carta de Foral da Vila de Frossos". O recentemente falecido Hélder Castanheira,  à época Presidente da Assembleia de Freguesia de Frossos, tinha sido aluno do Dr. António Capão e esteve na génese desse lançamento.

Sem comentários: