quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Centenário da Monarquia do Norte ou Traulitânia


O Município de Albergaria-a-Velha organizou no dia 28 de janeiro de 2019, na Biblioteca Municipal, a palestra Centenário da Monarquia do Norte ou Traulitânia em Albergaria-a-Velha. A iniciativa contou com intervenções dos historiadores Delfim Bismarck Ferreira e Rafael Marques Vigário.

A Monarquia do Norte foi uma contrarrevolução ocorrida na cidade do Porto, a 19 de janeiro de 1919, pelas juntas militares favoráveis à restauração da Monarquia em Portugal. Depois do assassínio do presidente Sidónio Pais em dezembro de 1918, o país esteve à beira de uma guerra civil, com monárquicos e republicanos a lutarem entre si para a tomada do poder.

No Porto, os apoiantes da Monarquia criaram uma Junta Governativa e começaram logo a legislar para demonstrar a sua legitimidade e “apagar a República”. De 20 a 28 de janeiro de 1919, em Albergaria-a-Velha, hasteou-se a bandeira monárquica, havendo registo de diversos confrontos em Angeja, Frossos e São João de Loure.

A Monarquia do Norte só durou até 13 de fevereiro. Em Lisboa, depois de tomarem conhecimento da contrarrevolução, os republicanos enviaram tropas para o norte e, em menos de um mês, esmagaram a revolta. Foi o fim da última grande manifestação em defesa da Monarquia que decorreu em Portugal.

https://www.regiaodeaveiro.pt/pages/627?news_id=1687

22/01/2019

Sem comentários: