quarta-feira, 10 de junho de 2009

Museu de Papel

AQUISIÇÃO DA FÁBRICA DE PAPEL DE VALE MAIOR

Em seguimento do deliberado em reunião de 4 de Outubro de 2000, a Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, adquirir à Companhia de Papel do Prado, S.A., com sede no lugar do Prado, em Tomar, pessoa colectiva n.º 500 069 093, pelo preço de _ 239.422,99, os prédios que a seguir se identificam e que se destinam a integrar o domínio privado do Município de Albergaria-a-Velha:

1. Prédio urbano sito em “Igreja”, freguesia de Vale Maior, concelho de Albergaria-a-Velha, composto por casa de 3 andares, com 51 divisões para habitação e 3 dependências, com a área de 526 m2; logradouro com 915 m2; outra casa composta de posto de transformação de energia eléctrica de rés-do-chão com 2 divisões e 1º andar com uma divisão e com a área de 54 m2, (...);

2. Prédio urbano sito em “Igreja”, freguesia de Vale Maior, concelho de Albergaria-a-Velha, composto por um conjunto de edifícios com 70 divisões destinadas a fabricação de papel, oficinas e armazém, com a área de 5.773 m2; logradouro com 6.000 m2; casa destinada a guardar bicicletas de rés-do-chão com a área de 37 m2; outra casa destinada ao abrigo do guarda portas com a área de 13 m2, (...);

3. Prédio rústico sito em “Lameira”, freguesia de Vale Maior, concelho de Albergaria-a-Velha, composto por terra de cultura e sequeiro, com a área de 1.460 m2, (...)

ASSOCIAÇÃO OS AMIGOS DE VALE MAIOR – PEDIDO DE PATRIMÓNIO MÓVEL DA FÁBRICA DE PAPEL DO PRADO (21/11/2001)

[foi lida uma] carta da Associação Os Amigos de Vale Maior a solicitar que a Câmara Municipal diligencie junto dos proprietários da Fábrica de Papel do Prado no sentido de oferecer à Associação ou à Câmara Municipal todo o património móvel abandonado nas instalações da fábrica, com o intuito de criar um Museu de Papel. A Câmara Municipal deliberou, por unanimidade, remeter o assunto ao Sr. Presidente para resolução. Sobre o assunto o Sr. Vereador Dr. Adelino Pereira Santiago apresentou a seguinte declaração: “Declaro ser favorável a que seja considerado que este património tem interesse concelhio e como tal deveria a Câmara Municipal apoiar a pretensão junto da Fábrica de Papel do Prado.

- extracto de actas da AM de Albergaria-a-Velha

Notas e Comentários

Foi usada para albergar a Feira e Exposição de Artesanato e até a Feira de Velharias. Também se falou na cedência ao Centro Social Santa Eulália. O Museu serviria para dinamizar a freguesia e aproveitar o espólio da fábrica num museu que iria potenciar o turismo do concelho.

No Jornal de Albergaria foi publicado um artigo de opinião do Dr. Delfim Bismarck sobre as potencialidades de um Museu de Papel nas instalações da Fábrica de Papel de Valmaior.

"A antiga Fábrica de Papel de Vale Maior vai conhecer o projecto de adaptação que a irá transformar no futuro Centro Social e Espaços Culturais." (Diário de Aveiro, 2005)

"A fábrica de papel, ainda não se sabe para o que vai servir" (Dr. Carlos Resende, LC, 2008)

1 comentário:

Quase anónimo disse...

Ora viva,

Gostava de afirmar que a fotografia que demonstram não é da fábrica em questão, mas sim da fábrica do Caima, antiga Reficel

http://aveirofotoclube.forumeiros.com/raids-encontros-f24/uma-sada-h-fbrica-do-caima-t438.htm

importante era que este blogue demonstrasse as degradantes figuras que se vão deteriorando nesta localidade. Estarei atento?!?