domingo, 21 de junho de 2009

Homenagens e inaugurações marcam Dia da Freguesia

Fernando Nogueira da Silva e colectividades locais distinguidas ontem. Lavadouro-Museu de Assilhó inaugurado

Um antigo autarca, que durante quase três décadas fez parte da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha, viu ser reconhecida a sua dedicação e empenho à causa pública, desempenhada em tempos em que as autarquias sentiam dificuldades notórias.

O Dia da Freguesia, ontem organizado pela Junta de Albergaria-a-Velha, foi marcado por um conjunto de iniciativas, entre as quais a atribuição da Medalha de Honra – Grau Ouro a Fernando Nogueira da Silva, que exerceu durante 16 anos o cargo de presidente, após ter cumprido outros 10 anos como secretário, sendo eleito desde as primeiras eleições autárquicas depois do 25 de Abril de 1974.

Actualmente a atravessar um período de saúde complicado, o autarca esteve primeiro no salão nobre da Câmara Municipal a receber a medalha com que foi distinguido. Mais tarde, o ex-autarca, em conjunto com os actuais presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia, João Agostinho Pereira e José Torres e Menezes, descerrou a placa no Parque de Lazer do Estuval, que passa a denominar-se Parque Fernando Nogueira da Silva.

Em breve vai arrancar a terceira fase das obras de requalificação do parque, a poente, onde será construído um espaço em anfiteatro e um palco de utilização polivalente.

Aquando da entrega da distinção, o presidente da Junta de Freguesia, José Torres e Menezes, realçou o facto de esta ser uma homenagem a um ex-autarca que simboliza uma “época na história dos destinos da freguesia, onde pessoas com diversos níveis de escolaridade enfrentaram muitos constrangimentos”.

Foram também distinguidas sete instituições da freguesia que completaram 25 ou mais anos de vida, que receberam a Medalha de Mérito, versão prata. Foi o caso do Clube de Albergaria, Sport Clube Alba, Clube Desportivo de Campinho, Associação Cultural e Recreativa Sobreirense e os ranchos Malmequeres de Campinho, Grupo Etnográfico de Albergaria-a-Velha e Grupo Cultural e Recreativo de Albergaria-a-Velha.

Em relação a estas instituições, o líder da Junta, que vai de novo ser candidato em Outubro a um terceiro mandato, assumiu que a cerimónia “não é mais do que o corolário do reconhecimento feito por um órgão autárquico a um conjunto de colectividades que há muito têm congregado esforços, principalmente junto dos mais jovens, encontrando soluções para a erradicação dos mais enraizados problemas da nossa sociedade”.

Homenagem às mulheres

No âmbito do Dia da Freguesia foi também inaugurado, junto à rotunda de Assilhó, o Lavadouro-Museu, através do qual a Junta de Freguesia homenageia as mulheres do passado que ali lavavam a roupa. Cinco quadros gigantes ostentando as fotografias de outras tantas lavadeiras, duas das quais ainda vivas e que marcaram presença, ilustram as paredes, tendo o presidente da Junta referido que a história destas mulheres “confunde-se com a própria vida da comunidade albergariense”. O projecto foi idealizado por Lara Roseiro, José Torres e Menezes e Manuel Gonçalves e foi executado nos dois últimos anos a partir da requalificação dos tanques de Assilhó. Daí fazer sentido a frase inscrita no espaço interior, onde é referido que “a mulher que faz a escalada da montanha da vida, desenvolvendo a pedra e plantando flores, merece fazer parte da história de Albergaria-a-Velha”.

Jacinto Martins / Diário de Aveiro, 21 de Junho de 2009

Sem comentários: