quarta-feira, 21 de setembro de 2022

Casa da Calçada


A “Casa da Calçada” situa-se no Largo Conselheiro Alexandre de Sousa e Melo (antigo Largo das Bocas). Este belo palacete foi mandado edificar no ano de 1866 por José Luiz Ferreira Tavares. É uma Excelente propriedade de aproximadamente 7.700m2 murados, que para além do palacete possui: adega com lagar, casa do forno, garrafeira, aviário, casa da eira, celeiro, ferramentaria, casa do caseiro e quarto do porteiro.

José Luiz Ferreira Tavares nasceu a 16 de Janeiro de 1821 em Albergaria-a-Velha, filho do Capitão Miguel Luiz Ferreira Tavares Pereira da Silva e de D. Maria Ferreira da Silva, neto paterno dos 2os Senhores da “Casa da Fonte”, Manuel Ferreira Luiz e D. Helena Rodrigues da Silva, e materno de Manuel Dias da Silva Coentro e de D. Margarida Ferreira, da Rua das Bocas.

Ainda novo dedicou-se ao comércio, primeiro no Alentejo, e posteriormente em Lisboa, onde constituiu sociedade com outro albergariense, João Pereira Negrão. Foi então que adquiriu grande fortuna, regressando a Albergaria-a-Velha em 1862, altura em que se associou a seu irmão, Alferes Manuel Luiz Ferreira, constituindo uma sociedade de comércio e transformação de madeiras.

Foi Vereador, e mais tarde Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha de 1868 a 1874, onde desempenhou um papel altamente inovador ao nível do urbanismo, rede viária, abastecimento de águas e iniciou a construção do edifício dos Paços do Concelho, o que levou a ser agraciado com a Comenda da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo, em 21 de Janeiro de 1871, por El Rei D. Luís I.

Em 1872, fundou com o mesmo irmão Manuel, a Fábrica de Papel de Valmaior, uma das melhores indústrias do género na época, que viria a ser trespassada em 1881 ao Conde de Burnay. Foi ainda um dos fundadores da Capela e Irmandade de Nossa Senhora do Socorro. Faleceu em 6 de Agosto de 1877, em Albergaria-a-Velha, sem geração.

Era casado com D. Violante Rosada da Conceição, exposta da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que faleceu na “Casa da Calçada” em Albergaria-a-Velha, em 27 de Julho de 1905, com 82 anos de idade.

http://freguesiadealbergaria.pt

imagem partilhada no facebook por Sousa e Melo 


Sem comentários: