sexta-feira, 6 de julho de 2012

Associação de Ténis de Aveiro

É a terceira maior do país, mas…
Associação sem apoios apesar dos títulos

A Associação de Ténis de Aveiro foi fundada em 1988 e, ao longo destes seus 14 anos de actividade, tem vindo a crescer a olhos vistos, contando actualmente com 18 clubes filiados. Todavia, e como reconhece o actual presidente, o aguedense Eduardo Henriques, “ as dificuldades são imensas, os apoios tardam e mesmo quando são concedidos, demoram muito a chegar”.

Eduardo Henriques, preside à direcção da Associação de Ténis de Aveiro há oito anos consecutivos e já vai no terceiro mandato. A associação conta com cerca de mil atletas federados, num universo nacional de dez mil tenistas inscritos na Federação Portuguesa de Ténis que praticam oficialmente a modalidade.

A terceira associação

Para o presidente da ATA «estamos numa fase de grande importância para o ténis distrital e nacional e se Aveiro é, hoje em dia, a terceira associação do país, logo a seguir a Lisboa e Porto, importa que sejam dados passos decisivos e seguros, no tocante aos caminhos que se pretendem para a modalidade”.

“Por exemplo, posso ser acusado de radical, mas penso que o Centro Nacional de Treino, que se encontra a funcionar em Lisboa e na Maia, deve acabar, pelo menos nos seus moldes actuais, uma vez que não presta bons serviços ao ténis e por isso é necessário criar estruturas mais eficientes«, sublinhou Eduardo Henriques.
Face a uma afirmação deste teor, importava clarificar as razões, tendo Eduardo Henriques reforçado que «basta ver os resultados obtidos, mesmo a nível da selecção nacional, onde Portugal Bernardo Mota e Tiago Vinhas de Sousa, quatro dos crónicos participantes na Taça Davis, que estão «gastos» e sem grandes vitórias, pelo que considero que se deve apostar tudo na juventude e nas grandes mudanças que o ténis impõe, tanto ao nível de treino, como de métodos ligados à formação desses mesmos jovens«, frisou o presidente da ATA.

que «o ténis envolve verbas muito mais elevadas do que as que a federação e as associações têm ao dispôr, pois não podemos esquecer a excelência das provas suportadas pelas organizações privadas”.

“A título de exemplo, recordo o Estoril Open, o Masters TMN, ou o Oporto Ladys, onde há muito dinheiro envolvido e que tornam as provas citadas muito apetecidas, qualificadas e naturalmente mediatizadas. Mas não podemos esquecer o papel dos clubes e das associações, sendo certo que nós, na ATA temos um director técnico que apoia os nossos clubes, o Jorge Portela, que tem uma folha de serviços notável ao serviço da formação e por exemplo, no Clube de Ténis de Oliveira de Aze-méis, o seu técnico, José Galante tem feito um trabalho constante que ainda recentemente foi reconhecido pelo Instituto Nacional do Desporto que justamente o galardoou«, observou Eduardo Henriques.

(...)

JACINTO MARTINS

Treinadores e dirigentes

As culpas

Na linha da análise ao actual momento do ténis, Eduardo Henriques assume que é necessário realizar muita formação, não só para os jogadores, mas também para «treinadores, árbitros e dirigentes, sendo uma triste realidade chegar-se à conclusão de que os maiores culpados do actual estado de subdesenvolvimento do ténis português, são os treinadores, que não se reciclaram, logo, não estão actualizados e não se colocam ao nível do que têm sido os grandes avanços científicos dos métodos do treino. Também não posso deixar de culpar os dirigentes, que não evoluiram grande coisa e dos árbitros também se poderá dizer algo de semelhante, embora
aqui tenhamos um nome de gabarito mundial, o juiz Jorge Dias”.
Por tudo isto, estou preocupado com o ténis, tanto a nível distrital, como no plano nacional. Para ilustrar esta minha preocupação, talvez baste referir que em 30 de Novembro de 2000, já lá vai mais de um ano, a Câmara Municipal de Aveiro concedeu à associação a que presido um subsídio de 1.500 contos, destinados a obras na sede, que, no entanto, ainda não foram recebidos, como também me entristece ter que dizer que ando há dois anos para ser recebido pelo senhor presidente da Câmara de Aveiro, mas ainda não foi disponibilizada uma qualquer meia hora para que tal reunião se realize«, disse Eduardo Henriques.

Entrega de prémios em Águeda

A Associação de Ténis de Aveiro vai entregar, dia 15, os prémios das mais recentes campanhas, numa festa que irá decorrer no Clube de Ténis de Águeda.

Neste momento e pelas contas feitas por Eduardo Henriques, há 48 campos de ténis o distrito de Aveiro, assim distribuídos: Espinho Country Club, 18 campos; Clube de Ténis de Águeda, 8; Ovar e Oliveira de Azeméis, 6 cada; Paços de Brandão, 5; Aveiro, 3 e Albergaria-a-Velha, 2; Como nota curiosa, registe-se que Albergaria-a-Velha, onde Eduardo Henriques é residente, além de o «ceder» para a presidência da ATA, os médicos Augusto Neves e Rui Marques, tal como Eduardo Henriques, ligados ao Clube de Albergaria, são, respectivamente, vice-presidentes das assembleias gerais da Associação de Ténis de Aveiro e da Federação Portuguesa de Ténis.

Na entrega de prémios da ATA, vão ser distinguidos vários tenistas que conquistaram títulos nacionais. É o caso de Joana Pangaio, natural da Branca e campeã nacional de infantis, que está a treinar na escola de ténis João Lagos, em Espinho, com o apoio do Clube de Ténis de Oliveira de Azeméis, onde está inscrita e ainda da ATA. Frederica Piedade e Ângela Cardoso, do Espinho Country Club são campeãs nacionais absolutas de seniores femininos em pares e a primeira junta ainda o título nacional absoluto individual, enquanto Ana Catarina Nogueira, do mesmo clube, venceu o Masters TMN 2001. Em infantis e seniores femininos, o Clube de Ténis de Oliveira de Azeméis e o Espinho Country Club arrebataram os títulos de campeões nacionais.

Por isso e como reconhece, com natural satisfação Eduardo Henriques, «estes são apenas alguns dos resultados mais badalados, pois há outros de igual impacto, que serão reconhecidos na festa do ténis dis-trital que vamos realizar em Águeda, a 15 de Fevereiro».


Soberania do Povo
Águeda, 8 de Fevereiro de 2002
http://www.soberaniadopovo.pt/newsedit/newsedit2.dll?sec=news&pass=show&id=49

Sem comentários: