quarta-feira, 4 de julho de 2012

1999: futuro da Linha do Vouga

Albergaria-a-Velha: Referendo decide futuro da Linha do Vouga

O presidente da Câmara de Albergaria-A-Velha defende a consulta da população sofre o futuro do troço da linha férrea do Vale do Vouga que passa nas freguesias de Albergaria-A-Velha e Branca.

Rui Marques, que voltou recentemente ao cargo após um período na Assembleia da República como deputado do CDS/PP, admitiu avançar-se com um referendo para decidir sobre a continuidade ou encerramento.

A proposta foi avançada no decorrer da última Assembleia Municipal, segundo dá conta a edição de 1 de Julho do semanário 'Linha da Frente'.

De acordo com o edil, não faz sentido manter um troço em zona urbana. Lembrou, a propósito, que em Oliveira de Azeméis há também quem defenda o mesmo.

Rui Marques não gostou foi de ser acusado de ter interesses particulares no fim do troço, estando disposto a pedir responsabilidades na barra do tribunal.

Um deputado do PS na Assembleia da República, Aníbal Gouveia, lançou a suspeita. O parlamentar eleito por Aveiro disse a uma rádio da capital do distrito que o autarca de Albergaria-A-Velha, ou seus familiares, quereriam criar uma ligação de transportes rodoviários. Agora vai ser chamado a provar.

Para dia 16 de Julho está já convocada uma Assembleia Municipal Extraordinária destinada exclusivamente a discutir a problemática da linha do Vale do Vouga.

Na última sessão, os deputados da oposição obrigaram a adiar uma decisão final sobre a proposta de compra do Palacete e Quinta da Boa Vista que fora aprovada na Câmara, obrigando a contrair um empréstimo de 150 mil contos. Há dúvidas não só quanto aos proprietários actuais como à ocupação a dar aquele espaço.

Julio Almeida /Notícias de Aveiro, 04/07/1999

Sem comentários: