sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

António Augusto Martins Pereira

António Augusto Martins Pereira nasceu em 1927, sendo filho de Américo Martins Pereira e neto do Comendador Augusto Martins Pereira, representantes de uma das famílias que mais marcaram, de forma positiva, o século XX do concelho de Albergaria-a-Velha.


António Augusto Martins Pereira é uma lenda viva do desporto albergariense. Desde muito novo, ainda estudante, começou a praticar voleibol no Sport Clube do Porto, jogando também futebol nos júniores do Infesta, dado que estudava no Colégio Almeida Garret, no Porto.

Foi igualmente praticante de motonáutica e o automobilismo foi outra das suas grandes paixões da juventude. O célebre carro Alba, uma relíquia que faz parte do seu espólio pessoal, acelerou pelo país inteiro, ganhando várias provas de âmbito, como a 2ª Taça Cidade do Porto e vários rallys, o mais importante de todos o do Vinho do Porto-Régua. O lendário carro Alba, da sua autoria, era vencedor habitual da categoria Sport, conduzido pelas mãos hábeis e pela perícia de António Augusto Martins Pereira.

Até que chegou a altura do futebol a sério e no renascer do Sport Clube Alba, no começo dos anos 50, após uma interrupção das actividades do clube que o seu pai e avô haviam fundado a 1 de Janeiro de 1941. Logo ficou patente o empenhamento e a dedicação sem limites de António Augusto Martins Pereira. Primeiro como jogador, nas posições de extremo-direito e avançado-centro, e até esporadicamente como defesa direito, sob a orientação de outro dos “monstros sagrados” do futebol albergariense, o inesquecível Carlos Alves, o homem das luvas pretas.

(...)

António Augusto Martins Pereira pode ser considerado o mais completo e dedicado desportista do nosso concelho, pois foi ainda presidente do Sport Clube Beira Mar, durante dois anos e quatro como vice-presidente. Foi igualmente membro das direcções do Sporting Clube de Aveiro, do Clube Naval de Aveiro e do Clube de Albergaria, do qual é (tal como do Sport Clube Alba) sócio número um.

Jornal de Albergaria - retirado de http://blogdealbergaria.blogspot.pt/2008/08/antnio-augusto-martins-pereira.html

LUTO MUNICIPAL em memória do Ex.mo Sr. António Augusto de Lemos Martins Pereira


É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha tomou conhecimento do falecimento do Ex.mo Senhor António Augusto de Lemos Martins Pereira no final do dia 24 de janeiro de 2013.

Nesta hora de dor, em nome da Câmara Municipal, o Presidente João Agostinho Pereira envia as condolências à família, aos amigos e aos Albergarienses em geral que se reveem na obra que ele nos deixou.

O Senhor António Augusto de Lemos Martins Pereira ficará para a história da cidade e do município de Albergaria-a-Velha como Homem Bom e Ilustre, que honrou a história do poder local e que foi exemplo de dedicação ao serviço público. A história da sua Vida cruzar-se-á com a história das últimas décadas do Município, a nível industrial, desportivo, cultural e social, quer pela obra física quer pelo seu afeto e relacionamento pessoal.

Muito mais se poderia dizer de António Augusto de Lemos Martins Pereira, mas as palavras, especialmente nestes momentos, são sempre poucas para expressar, de forma completa, o sentimento e a estima que devemos a cidadãos desta dimensão, tratando-se, indubitavelmente, de um símbolo da nossa Terra e da nossa Comunidade.

Assim, com este sentimento de perda, é declarado LUTO MUNICIPAL nos dias 25 e 26 de janeiro de 2013, reconhecendo, publicamente, o relevante mérito que o cidadão António Augusto de Lemos Martins Pereira tem para o Município e sua comunidade.

A Câmara Municipal apresenta, também, sentidas condolências à Família enlutada.

É colocada a meia haste a Bandeira do Município em todos os seus edifícios.

CMA, 25/01/2013

Sem comentários: