quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dia da Freguesia e Medalhas

Nunca uma Junta de Freguesia recuou tanto no tempo (Século XIX, ano de 1890) para homenagear os responsáveis máximos dos órgãos executivos. O reconhecimento é meritório se atendermos às inúmeras modificações que os referidos órgãos sofreram até ao início do século XXI, impostos pelos sucessivos Códigos Administrativos, Leis e Decretos-Lei. Apesar de ser uma homenagem a título póstumo, não devemos deixar de pensar que a vida é feita de surpresas onde a missão é viver. Que o tempo é uma coisa que não permite voltar para trás; que somos escravos de ontem e donos do nosso amanhã. Que a morte não existe! Que não deveríamos alimentar expectativas da existência de uma outra vida depois desta, já que o que se dá é apenas uma transformação na nossa mentalidade de ser. Que a vida é a mesma. Que a vida eterna já está sendo vivida por todos nós. Depois da morte continuamos a ser o que já somos; pelo que devemos procurar ser agora em vida aquilo que desejaríamos continuar a ser depois da morte. Que a morte não existe!

 A cerimónia foi complementada com a homenagem a quatro munícipes que dentro de várias vertentes deram/dão o seu contributo para a divulgação do nome da cidade de Albergaria-a-Velha e ao fortalecimento das redes sociais marginais da nossa cidade.

O presidente do executivo actual, no seu discurso, não deixou de tecer considerações sobre a sua convicção de que “(...) ser autarca é ter a função de ser porta-voz de um conjunto de cidadãos que desejam ser ouvidos, respeitados e representados, na exacta medida de que nada se faz sem as pessoas e de que a política apenas faz sentido se for um percurso feito em comunhão com todos os munícipes.

Hoje em dia, começa a haver um crescente divórcio entre a política e os cidadãos, entre os eleitos e os eleitores, colocando em causa um dos pilares fundamentais que a nossa democracia trouxe com o 25 de Abril de 1974, a legitimação do poder político pela extensão do voto e da vontade popular. Os media dão-nos conta diariamente de focos de insatisfação que condenam os que estão em posição de destaque na política ou na administração pública. Ouvem-se ecos de que no seu lugar fariam melhor.

Enquanto, na prática, não colocarmos em acção as nossas capacidades, não temos a certeza do que somos capazes. Se estivéssemos na posição deles talvez fizéssemos pior, daí a necessidade imperiosa que temos de previamente nos retractar, porque não conhecemos as circunstâncias em que se encontram todos aqueles que têm sobre os seus ombros o grande peso da responsabilidade pública.

Como tudo na vida, há que ter vontade, saber e ter disponibilidade para marcar a diferença, representar a ruptura de mentalidades e visão de uma função nobre que é servir as pessoas da nossa Freguesia. É este o desafio que nos é colocado hoje, como forma de mostrar a todos os cidadãos que a política é útil e o meio privilegiado para garantir que amanhã iremos estar melhor que hoje.

Porque acredito que vale a pena não desistir de lutar; porque acredito que as pessoas valem todo o nosso esforço e empenho; porque acredito firmemente que estamos cá pelas pessoas e para as pessoas, o compromisso que assumo, é o de que, o executivo que presido prosseguirá o trabalho desenvolvido em prol da Cidade de Albergaria-a-Velha e dos Albergarienses, no pleno respeito pelos valores da democracia, da fraternidade e da igualdade de oportunidades (...)”

Devido ao número de pessoas a receber as distinções e aos seus familiares de várias gerações, que quiseram partilhar a alegria e o júbilo desta Cerimónia Solene, com destaque para uma familiar que nesta data tem 98 anos, ocorreu no Cineteatro Alba.

Por volta das 13 horas, no Parque de Lazer do Estuval, houve o convívio onde os presentes tiveram a oportunidade de ver as características da nova oferta de área que o mesmo contempla a quem lá se deslocar para usufruir de momentos de partilha com familiares e amigos.

Fazemos votos de que todos possam considerar aquele espaço como seu, preservando e cuidando para que as gerações vindouras possam ter orgulho daqueles que os procederam.

Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha

Além da medalha de honra foi também oferecida uma nova publicação da JF de Albergaria-a-Velha com uma pequena biografia dos homenageados. Esta publicação também foi oferecida ao Arquivo Municipal, à Câmara Municipal e aos familiares do antigo presidente da Junta Fernando Nogueira da Silva que já foi homenageado em 2009.

Sem comentários: