quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bloco de Esquerda 2001

Francisco Louçã e Victor Valente na mesa da sessão realizada a 30 de Março de 2001 no Salão dos Bombeiros Voluntários de Albergaria.Aqui nasceu a ideia da candidatura do Bloco e a criação dum Núcleo organizado
AUTÁRQUICAS 2001

NÃO PROMETEMOS NADA!

APENAS ASSUMIMOS O COMPROMISSO DE SERMOS UMA VOZ ACTIVA E PARTICIPATIVA NA CAMARA E ASSEMBLEIA MUNICIPAIS E DE LUTAR PELAS IDEIAS QUE DEFENDEMOS!

A CORAGEM DE SER DIFERENTE!

Nas eleições autárquicas que se avizinham uma nova força surge em Albergaria - o Bloco de Esquerda.

Concorrendo à Camara Municipal e à Assembleia Municipal, a candidatura do Bloco surge como uma necessidade de discutir novas ideias, de pôr o dedo em feridas que outros não serão capazes de pôr porque demasiado comprometidos com o poder e com os poderes.

Pela nossa parte não temos compromissos com esse poder, nem com empresários, nem com construtores civis, nem defendemos interesses obscuros.

Por isso temos A CORAGEM DE SER DIFERENTES, uma nova maneira de ver o mundo e as coisas, num projecto transparente de uma nova esquerda que calmamente vai crescendo e impondo as suas ideias.

Queremos uma Albergaria que não seja o "quintal" de nenhum presidente, mas um concelho onde a participação dos cidadãos seja um facto, onde a cidadania não seja apenas uma palavra vã.

A qualidade de vida nos seus múltiplos aspectos, as questões culturais, os problemas da droga e os jovens serão os principais pontos da nossa intervenção, nunca esquecendo que, apesar de estarmos nesta luta concelhia, somos uma parcela deste país, do mundo em que vivemos e seus conflitos.

Pela candidatura do Bloco de Esquerda

Victor Valente - cabeça de lista para a Câmara Municipal

DEFENDER IDEIAS, TRANSFORMÁ-LAS EM ACÇÕES

Cidadania e Qualidade de vida, sem exclusões

Não prometemos nada!

Apenas assumimos o compromisso de sermos uma voz activa na Câmara e na Assembleia municipais e de lutarmos pelas ideias que defendemos.

Pela criação de organismos consultivos de base que aproximem os cidadãos das decisões da Câmara e vice-versa.

Colocar os interesses colectivos, os interesses da comunidade, à frente dos interesses privados, dos clientelismos e dos jogos de gabinete entre partidos e poderes

Não ao "presidencialismo". Pela atribuição de pelouros e responsabilidades a todos os vereadores.

Criação da figura do Provedor do Munícipe, enquanto instrumento da fiscalização popular, eleito em Assembleia Municipal

Contra a mediocridade cultural

Por uma política cultural ao serviço da comunidade que responda aos anseios e necessidades das diversas camadas da população do concelho

Aumento do orçamento camarário para a Cultura.

Transformação do Cine-Teatro num verdadeiro centro cultural de actividades múltiplas, com programação permanente, equipado para dar resposta aos mais diversos eventos e aos agentes culturais e artísticos do concelho.

Atribuição do pelouro da cultura a um vereador e criação dum gabinete cultural com técnicos competentes.

Reinstalação, em instalações condignas, da biblioteca existente até ao momento em que a "nova" esteja em funcionamento.

Maior apoio às associações e agentes culturais do concelho, entendendo-os como os principais motores do desenvolvimento cultural.

Preservação do património histórico, da arquitectura tradicional e das casas antigas.

Por uma política de juventude que responda aos seus verdadeiros anseios e problemas

Criar condições sociais, urbanas, culturais, educativas, ambientais, etc. para que os jovens vivam Albergaria.

Criação duma Casa Municipal da Juventude

Aumento das actividades destinadas aos jovens (culturais, artísticas, desportivas, sociais ou outras)

Criação de um organismo representativo dos jovens, em moldes a estabelecer, que funcione como parceiro e consultor da CM para as actividades juvenis.

Restituir o parque de skate aos seus praticantes (e aos jovens em geral), instalado em lugar condigno e desenvolvendo-o para a prática de outras actividades.

Por um melhor ambiente e preservação da Natureza

Criação de mais espaços verdes, sobretudo espaços que simultaneamente cumpram as funções sociais do estar e do lazer.

Por um crescimento urbano sustentado, pensado a favor das pessoas e não a favor da especulação imobiliária.

Não à tendência para a "betonização" e para a construção em (grande) altura, considerando que "arranha-céus" de província não são factores de desenvolvimento.

Criação de ecopontos, separação efectiva dos lixos. Recolha mais regular e mais limpeza e higienização dos contentores.

Um maior apoio aos mecanismos de luta contra os incêndios florestais, contra a "eucaliptozação", sabendo-se dos interesses que estão por trás desses incêndios, a maior parte deles fogos postos.

Uma nova realidade: os imigrantes

A actual situação internacional ameaça de dia para dia as liberdades políticas, religiosas, etc. Do mesmo modo desenvolve o racismo e a xenofobia. Contrariando essa tendência e considerando que os imigrantes são fundamentais ao desenvolvimento económico da região, propomos:

Criação de um gabinete camarário de apoio aos imigrante, no combate às "mafias" organizadas e à exploração pelo trabalho clandestino, sem direitos.

Apoio ao pequeno comércio local. Comprar em Albergaria também é viver Albergaria.

O comércio local luta de forma desigual tanto com as grandes superfícies comerciais quanto com as lojas das cidades mais próximas.

É necessário criar medidas conducentes ao desenvolvimento e fortalecimento do pequeno comércio local e sua diversificação. Estabelecimento de acções e protocolos com as associações representativas. Realização de eventos culturais, turísticos ou outros que favoreçam esse desenvolvimento.

Toxicodependência

Criação de um centro de apoio ao toxicodependente (médico, psicológico, etc.) e implementação de projectos de tratamento, recuperação e reintegração social.

Apoiar todas as medidas de combate aos grandes traficantes, sejam eles quem forem, estejam onde estiverem, principais responsáveis pela situação.

Circulação urbana

Tendo em consideração que uma grande parte da população do concelho não possui viatura própria, sobretudo nas camadas mais desfavorecidas, propomos o aumento da rede de transportes colectivos entre as diversas freguesias e a vila, assim como um autocarro circular urbano que ligue os diversos pontos da vila e proporcione a diminuição do afluxo de automóveis ao centro da vila (antes que seja tarde)

As freguesias

Lutar por um maior apoio às freguesias através das respectivas juntas ou de associações locais, no sentido de diminuir o fosso de desenvolvimento entre estas e Albergaria/vila.

AUTÁRQUICAS 2001 - ALBERGARIA

CANDIDATOS PELO BLOCO DE ESQUERDA

CAMARA MUNICIPAL

Victor Manuel Coelho Valente, 50 anos, Actor (curriculo)
Ana Margarida Ribeiro dos Reis, 20 anos, Estudante, independente
Raquel Maria de Oliveira Costa, 39 anos, Professora
Angelo Miguel Mateus Castanheira, 27 anos, Técnico Multimédia
Maria de Fátima Pires de Oliveira Martins, 38 anos, Estilista
Tiago de Sousa e Vasconcelos M. Boavida, 30 anos, Técnico Superior de Turismo, independente
Jaime Marques Santiago, 24 anos, Técnico de Informática

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

(BE)

102 tiveram a coragem de votar Bloco para a Camara e 120 para a Assembleia Municipal.

Apesar da forte bipolarização e do voto útil os votos no Bloco aumentaram em comparação com as Legislativas 99.


Sem comentários: