domingo, 2 de maio de 2010

Maias

[na] freguesia de Albergaria-a-Velha, onde esta tradição [Festa das Maias] teima em resistir.

Numa contagem rápida e unicamente tendo em conta as principais artérias de parte da freguesia, foi possível contabilizar na manhã do dia 1 de Maio deste ano de 2003, cerca de 75 casas com coroas de giestas e flores penduradas nas portas ou janelas, das quais as fotografias que se mostram são meros exemplos, e cerca de 90 outras casas em que os simples ramos de giestas tinham sido espetados nas portas ou janelas. Esta quantidade, que peca por defeito em relação à totalidade dos casos que se poderiam contabilizar, é de alguma maneira surpreendente e, segundo sabemos, não encontra paralelo em mais nenhum concelho ou freguesia desta região.

Pelo valor da tradição e pela beleza que acaba por trazer às casas e às ruas, achamos que seria um costume a valorizar e porventura a incentivar, para que assim se possa evitar o seu desaparecimento.




Merlim

Ernesto Veiga de Oliveira descreve com rigor esse costume do povo português que
tem algumas nuances regionais. Segundo ele, o 1º de Maio é o Dia das Maias e comemora-se em Portugal, de um modo geral, pela oposição das «Maias», ou seja, de giestas ou flores, sob diversas formas, em portas e janelas e noutros locais. Ao contrário de outras regiões, em Trás-os-Montes surge ao lado de outras práticas, que são independentes mas de significações convergentes.

(...)

Isabelita
retirado de Fórum Portugal-On-Line - Usos e Costumes

1 comentário:

JT disse...

2007.05.24 (Albergaria-a-Velha) - Conferência na Escola Básica integrada de S. João de Loure, organizada pelo núcleo de estagiários de História daquela
escola, intitulada: Curandeiros, feiticeiras e bruxas em S. João de Loure e freguesias vizinhas (séculos XVII-XVIII).