domingo, 30 de maio de 2010

1995: Albergaria renova Paços do Concelho


Um presidente de Câmara centrista a dirigir críticas muito ásperas ao Presidente da República (PR) e a distribuir incontidos agradecimentos ao Governo foi a grande surpresa reservada por Rui Marques, líder do município de Albergaria-a-Velha, na inauguração do renovado edifício dos Paços do Concelho desta vila.

O ressentimento contra Mário Soares explica-se, segundo o autarca, pelo facto de o município estar desde 1993 -- data em que as obras foram concluídas -- à espera do primeiro magistrado da nação para uma visita inaugural que nunca aconteceu. O tom crítico dirigido ao PR contrastou com os elogios ao executivo de Cavaco Silva, que se fez representar naquela cerimónia, sábado passado, pelo ministro do Planeamento e Administração do Território, Valente de Oliveira.

«Dirigimos convites oficiais e pessoais e intercedemos junto do Presidente da República. Foi tudo em vão». Desgostoso, o autarca dirigiu-se à pequena multidão que se apinhava no auditório do edifício, no meio da qual se encontravam as 23 personalidades e instituições locais agraciadas com a medalha de mérito do município. E Rui Marques continuou a desfiar o rol de razões que o levaram a mostrar-se «sentido e magoado» com Soares: «Apesar de não ser seu apoiante, em 1986, quando se disputava a primeira volta das eleições presidenciais, o candidato (Mário Soares) foi aqui recebido».

Em contraste com o alegado «menosprezo» do Presidente da República, a acção do Governo, e em particular do ministro Valente de Oliveira, seria largamente elogiada por Marques. O autarca agradeceu o apoio financeiro para a conclusão daquela obra, que custou mais de 400 mil contos, e lembrou os «dez anos de bom e frutífero entendimento» com os diversos organismos da administração central.

O segundo alvo das críticas do líder municipal foram os jornalistas e a comunicação social, que, em seu entender, são os grandes responsáveis pela «campanha injusta» dirigida contra os autarcas visados pelas inspecções do Ministério do Planeamento e Administração do Território. Para Rui Marques, estas revelações coincidem com a actuação da Inspecção-Geral da Administração do Território (IGAT) e reportam-se, na generalidade, a actos que, pela sua natureza, «deveriam ser despenalizados». Valente de Oliveira acusou o aparte que lhe era dirigido e encarregou-se de esclarecer: «A IGAT faz, pelo menos, uma inspecção ordinária a todas as autarquias. As informações que passam para fora não partem do meu ministério».

Num concelho martirizado pelo violento incêndio de Abril último, que consumiu mais de cinco mil hectares de área florestal, o presidente da Câmara aproveitou a ocasião para pedir ao Governo medidas compensatórias para os pequenos proprietários, através da «fixação de preços mais elevados na madeira paga pelas celuloses». A estas e outras reivindicações, Valente de Oliveira preferiu não responder de imediato, remetendo o assunto para posterior decisão.

Daniel Oliveira / Público, 30/05/1995

Nota: O jornal Beira-Vouga de 30/04/1993 noticiava que os serviços camarários tinham regressado aos restaurados Paços do Concelho, depois de quase sete anos no edificio da antiga cadeia, e anunciava que ja tinha sido feito o convite a Mário Soares para brevemente se deslocar ao concelho para inaugurar o edificio embora já se fazendo referencia a dificuldades de agenda. Curiosamente, em 26/06/1993, o primeiro-ministro Cavaco Silva inaugurou a Junta de Freguesia de Alquerubim por ocasiao de uma visita ao Distrito de Aveiro.


Sem comentários: