terça-feira, 29 de maio de 2012

Nova biblioteca

Restauro dos tectos da Nova Biblioteca

O início de um trabalho notável de recuperação dos tectos do antigo edifício. Como um simples operário com a 4.ª classe nos pode dar lições. Um prazer que tenho de poder acompanhar este trabalho.

Eduardo Costa Ferreira

(Coordenador da Equipa Multidisciplinar da Nova Biblioteca)
Março/2012

Facebook

(na imagem) Um centro de um dos tectos

ECF - Albergaria vai ter orgulho deste trabalho de equipa.

(...)

DBF - Caro Arqt.º Eduardo, a minha modesta colaboração tenta apenas minimizar o que julgo ter sido um erro crasso e um crime contra o Património perpetrado pela Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha. As gerações vindouras o dirão. Julgo que teria sido melhor apenas um restauro integral do palacete da Boa Vista, com a construção de um novo edifício "acopulado" pelo lado nascente. E até os contribuintes agradeciam. Mas esta é apenas a minha modesta opinião.

ECF - A destruição verificou-se com a instalação da padaria. Respeito contudo a sua opinião, e sabe que o digo sinceramente, por isso lhe pedi a sua colaboração e comentários em vários momentos. Felizmente o fiz, e por isso lhe agradeço. Contudo gostava mais de realçar que a sua colaboração foi antes um factor de enriquecimento da intervenção e não tanto um guardião contra os disparates. O que se pretendeu fazer foi exactamente preservar e recuperar um edifício que se degradava todos os dias. Penso que de todas as ocupações anteriores terá sido esta a que teve mais respeito pelo edifício, a sua história e a sua preservação. Que eu saiba, nenhuma outra, à excepção da sua construção teve tanto cuidado nos trabalhos de adaptação para instalação de uma actividade. O volume de obra poderá ser enganador, mas o respeito foi total.

Sem comentários: