quinta-feira, 10 de maio de 2012

Obras de adaptação do Palacete da Boa Vista a Biblioteca Municipal


O projecto, que vai implicar um investimento de 1.418.755,49 euros, foi adjudicado à empresa SCARP – António Rodrigues Parente, S.A., sendo que o prazo de execução é de 20 meses.

 O projecto da nova Biblioteca Municipal, da autoria do arquitecto Eduardo Costa Ferreira, prevê uma área bruta de construção de 1.906,10 m2, sendo que o modelo de estrutura a adoptar será o tipo B.M.2, definido no Programa de Apoio às Bibliotecas Públicas da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

Para além de preservar os aspectos de maior valor patrimonial do palacete – onde se incluem as nove telas de Domingos da Costa (1910) que já foram retiradas para restauro em Junho – a Biblioteca vai ter um corpo novo, que vai surgir nas traseiras do actual edifício. Em termos de distribuição de espaço, vão existir duas zonas: uma de serviço interno e uma outra de serviço público. Na primeira, a ocupar, essencialmente, a cave e o sótão, teremos gabinetes de trabalho, sala de manutenção, depósito central de documentos, depósito de difusão, sala de informática, arrumos, instalações sanitárias e uma sala de reuniões (esta no 1º andar). Quanto à zona de serviço público, o projecto contempla um átrio, com espaço de cafetaria/bar, a secção de adultos, a secção infantil e uma sala polivalente, também no 1º andar. É de destacar que as secções de adultos e crianças funcionarão em dois pisos diferentes, mas no mesmo volume espacial. No caso da área dos adultos, a zona de “mezzanine” parcial será destinada às tarefas de exigência mais reservada. Já na área das crianças, o piso superior estará vocacionado para a consulta local, enquanto no piso inferior se desenvolverão as actividades para o público infantil. É de realçar, ainda, a existência de uma sala polivalente no 1º andar, ideal para palestras, apresentações de livros e outras actividades culturais.

 Com a nova Biblioteca Municipal, Albergaria-a-Velha ganha mais um espaço de qualidade que, juntamente com outros equipamentos (dos quais se pode destacar o novo Cine-Teatro Alba), vai conferir uma nova dinâmica cultural ao Município.

Carlos Diniz,  Anteprojectos , 06/10/2010

Sem comentários: