segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Chegada da República

IMPLANTAÇÃO DA REPÚBLICA

A notícia da proclamação em Lisboa, em 5 de Outubro de 1910, logo alcançou Albergaria-a-Velha, onde não havia Republicanos convictos.

Em 4 de Outubro tinha-se realizado a última sessão ordinária da Câmara Municipal no regime monárquico. Era presidente, Bernardino Máximo de Albuquerque e vice-presidente, António Domingues Pinto. A acta desta sessão já não foi assinada pelos que nela estiveram presentes, mas pela nova vereação que só se reuniu no dia 12 de Outubro, como: " Comissão Republicana Municipal do Concelho de Albergaria-a-Velha" sob a presidência do Dr. Manuel de Lemos.

O novo regime entrou pacificamente, mas algum tempo, depois, iniciaram-se perseguições e prisões que se mostraram sem fundamento.

1912 - ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Em 1912 realizaram-se eleições municipais e o "Partido Unionista" venceu. A visão social e política vai normalizando, mas a economia não evolui devido à instabilidade política e à participação de Portugal no 1º Grande Guerra.

1919 - MONARQUIA DO NORTE

A proclamação da "Monarquia do Norte", em 20 de Janeiro de 1919, no Porto, fez crescer as dificuldades no concelho, porque de seguida também foi proclamada na Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha por um grupo de monárquicos locais Este facto originou combates violentos. Durante este período os regimes monárquicos e republicano foram proclamados sucessivamente nos Paços do Concelho. Finalmente, em 10 de Fevereiro, as forças monárquicas foram derrotadas.

Fonte:Albergariacultura

Notas:

1 - Aquando do célebre 31 de Janeiro de 1891 (revolta percursora da implantação da Répulica ocorrida após o Ultimatum) o Capitão Leitão foi acusado às autoridades, quando estava instalado em Albergaria, pelo Padre Manoel Lemos que o reconheceu. TVLA

2 - O Dr. Alexandre Albuquerque, que era deputado, foi obrigado a emigrar para o Brasil.

"Albuquerque era membro do Partido Progressista e feroz adversário de Afonso Costa quando publicou em "O Liberal", de 31/05/1910, violentas acusações contra o deputado republicano. A questiúncula esteve na origem de um duelo travado em 6 de Junho de 1910. Xandre começou por ferir Afonso Costa no braço, mas o deputado republicano conseguiu ripostar e aplicou uma estocada no peito do Xandre, proeza que lhe valeu a vitória." GDC

3 - Bernardino Máximo de Albuquerque, o último Presidente da Câmara no regime monárquico, ocupou o lugar durante 28 anos. Eleito pela primeira vez em 1875 esteve alguns anos sem liderar a Câmara devido a uma lei limitativa dos mandatos.

[Sugestão]

Os historiadores albergarienses Delfim Bismarck Ferreira e Rafael Marques Vigário estão a elaborar um estudo intitulado "Albergaria-a-Velha 1910 – da Monarquia à República", o qual pretende fazer uma análise aprofundada do que foi Albergaria-a-Velha em 1910. Algumas informações e imagens desse estudo poderiam ser usadas numa exposição do Arquivo Municipal.

Poderia ser complementada com jornais da época e outros items pertencentes ao espólio do Arquivo Municipal.

Sem comentários: