quarta-feira, 25 de agosto de 2010

2001:Sede do Clube inaugurada em festa

O secretário de Estado da Administração Local, José Augusto de Carvalho, inaugurou a sede do Clube de Albergaria, avaliada em 80 mil contos, numa noite em que o presidente da Câmara, Rui Marques, elogiou publicamente o governador civil de Aveiro, Antero Gaspar 

O périplo concelhio de José Augusto de Carvalho começou com a deslocação ao local onde vai ser construído o futuro pavilhão desportivo de Angeja, na zona do Cubo, sob direcção da COMFA- Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Angeja, presidida por Rosa Maria Silva. A presidente da Junta de Freguesia, Helena Vidinha, afirmou que o pavilhão cumpriria melhor as suas funções caso fosse construído na zona dos Esporões.

A comitiva liderada pelo secretário de Estado, da qual fazia parte o governador civil, o presidente da Câmara e vereadores, deslocou-se depois a Telhadela, onde o Grupo Recreativo e Cultural está a construir a sua sede, enquadrada pelo actual polidesportivo, que futuramente irá dar lugar a um pavilhão coberto.

Digno de nota foi o facto de pela primeira vez em toda a sua história, a freguesia de Ribeira de Fráguas (a que pertence o lugar de Telhadela) ter recebido um membro do Governo.

Na sequência da viagem, seguiu-se o estádio municipal António Augusto Martins Pereira, em Albergaria-a-Velha, que em breve vai ser arrelvado, ficando com um piso sintético. Na altura da visita, muitos jovens futebolistas dos escalões de formação do S.C.Alba treinavam, o que serviu para o governante reconhecer que «o investimento que aqui vai ser feito pela autarquia e pelo Governo, é altamente rentável, pois garante o futuro desportivo destes jovens, alguns dos quais, quem sabe, se serão craques do futuro». 

Feita a soma, os investimentos atingem quase meio milhão de contos, a saber: pavilhão de Angeja: 250 mil contos, com 100 mil já garantidos pelo Governo; sede e polidesportivo do Grupo Recreativo e Cultural de Telhadela, 150 mil contos, 18 mil subsidiados pelo Governo em três projectos de 6 mil contos cada um; arrelvamento do estádio municipal de Albergaria-a-Velha: 50 mil contos, suportados pela autarquia e pelo Governo e sede do Clube de Albergaria, avaliada em 80 mil contos, com investimentos próprios da autarquia, que cedeu ainda o direito de superfície e um apoio governamental de 32 mil contos. Ao todo, quase meio milhão de contos investidos em quatro infra-estruturas de carácter desportivo e social, sendo (para já), 175 mil da responsabilidade do Governo de António Guterres.

O último ponto da visita tinha como destino a nova sede do Clube de Albergaria, a lendária colectividade fundada a 11 de Agosto de 1890, que a partir de agora fica instalada na rua 25 de Abril, enquadrada pelo pavilhão e piscinas municipais, campos de ténis, zona escolar, centro de saúde e futura biblioteca pública, que tem projecto aprovado, da autoria de Siza Vieira.

José Augusto de Carvalho foi recebido pelos presidentes da direcção, assembleia geral e conselho fiscal do CA, António Rodrigues Parente, Augusto Lacerda Neves e Fernando Cascais e restante elenco e, juntamente com Rui Marques, descerrou a placa alusiva à inauguração.

Sociedade deve muitos a estes heróicos dirigentes 

O presidente da assembleia geral do clube historiou a vida da colectividade, num dia que Augusto Lacerda Neves considerou «uma data histórica de um clube que evoluiu de uma certa élite social, como colectividade de salão e festas sociais, para a actual fase de grande dinâmica desportiva, que interliga várias gerações, que têm grande orgulho em se terem ligado ao Clube de Albergaria».

Rui Marques lembrou que a obra inaugurada era desejada desde há muito e resulta de «muitas boas vontades que se conjugaram para a trazerem até este dia histórico. Importa dizer que o apoio recebido do Governo, começou com uma visita do secretário de Estado a Albergaria, quase a título pessoal, dado que a ele me ligam laços de grande amizade». Na mesma linha de raciocínio, Rui Marques lembrou que além de José Augusto Carvalho, também o actual governador civil «tem um passado notável como autarca e isso acaba por ser bom para as autarquias. Manifesto aqui a minha solidariedade pessoal a Antero Gaspar, que no passado recente foi alvo de um processo muito injusto, que lhe trouxe muitos maus momentos». A rematar, o presidente da Câmara de Albergaria daria público testemunho das intervenções de Antero Gaspar na questão das acessibilidades a Castelo de Paiva e na ponte de Entre-os-Rios, lembrando que isso «remonta ao ano de 1986 e seguintes, nos tempos do então ministro das Obras Públicas, Oliveira Martins». 

Encerrou os discursos o secretário de Estado, que manifestou a sua «satisfação de ver concluída uma obra de um clube que formou e continua a formar tantos e tantos dedicados dirigentes e praticantes desportivos que são o orgulho desta simpática localidade. Quanto deve a sociedade a estes heróicos dirigentes, trabalhadores sem compensação monetária, em prol da causa pública, é contabilidade que ninguém será capaz de fazer, até porque a mesma já leva mais de um século». O governante, a quem o presidente do CA entregou uma artística peça em porcelana, a marcar a histórica visita, assumiu ainda que o Estado tem o dever de apoiar este trabalho «resultante do esforço de gente anónima que dá o melhor de si mesma e este clube é um manancial de lições que importa transmitir aos mais novos». 

Distinguidos sócios mais antigos e 12 ex-presidentes

Os actuais dirigentes do Clube de Albergaria aproveitaram a inauguração da sua nova sede para homenagear os 20 sócios mais antigos e os 12 presidentes da direcção actualmente vivos, que receberam o emblema de ouro da centenária colectividade.

O mesmo galardão foi também entregue aos actuais directores, José Carlos Fernandes Bastos, José António Ferreira Rodrigues, ambos vice-presidentes da direcção e José Carlos Silva Tavares Oliveira, três grandes obreiros da construção da sede.

O padre Fausto Oliveira, que benzeu as instalações, não deixou de se referir àqueles que «com tanto sacrifício deram o melhor de si próprios por esta obra, que só pode ser vista como uma casa de convívio fraterno».

São os seguintes os 20 sócios mais antigos agora galardoados: António Augusto Martins Pereira, Agostinho Antunes Pereira, José Silva Figueiredo, Angelo Boaventura Tavares, José Carlos Guimarães Vidal, Tancredo Pinto Bastos, Sebastião Resende, Joaquim Ferreira Moura, Rui Gonçalves da Silva, Fausto Manuel Guimarães Vidal, Jorge Augusto Machado, António Atanázio Ribeiro, Duarte Jesus Machado, Lutero Letra da Costa, José Homem Albuquerque Ferreira, José Sarmento Duarte, Francisco Ribeiro de Matos, José António Piedade Laranjeira, Júlio Vital Calisto e José António Mourisca Vinhas. 

Quanto aos anteriores presidentes da direcção, são doze, sendo que José Sarmento Duarte e António Augusto Martins Pereira, pertencem também ao número dos 20 sócios mais antigos e António Rodrigues Parente é o (ainda) presidente da direcção. São eles, Carlos Alberto Evangelista Silva, Manuel Henrique Conceição Neves, José Carlos Silva Oliveira, Carlos Alberto Moura, Jorge Manuel Lemos Silva, Fernando Marques Abreu, José Sarmento Duarte, António Augusto Martins Pereira, Fausto Meireles Azevedo, António José Correia Parente, coronel Manuel Macedo Marques e António Rodrigues Parente.

Jacinto Martins /Diário de Aveiro, 10 de Abril 2001

O centenário clube ficou agora instalado na zona nobre da vila, num imóvel avaliado em cerca de 80 mil contos, enquadrado pelo pavilhão desportivo, piscinas municipais, campos de ténis, uma zona escolar e uma nova biblioteca, com projecto aprovado da autoria de Siza Vieira.

Antes de proceder à inauguração, o secretário de Estado visitou os locais onde serão construídos os futuros pavilhões gimnodesportivos das freguesias de Angeja e Ribeira de Fráguas e ainda o estádio municipal de Albergaria-a-Velha, que em breve vai ser dotado de um piso de relva sintética.

O investimento total das novas infra-estruturas é da ordem dos 430 mil contos, sendo que o Estado comparticipará com 175 mil contos, cabendo o restante valor à autarquia e no caso do Clube de Albergaria a uma contribuição de cerca de 50 mil contos, angariada pelo presidente da direcção António Rodrigues Parente.

Na inauguração participaram ainda o Governador Civil de Aveiro Antero Gaspar, o delegado distrital do Instituto do Desporto António Cardoso e Rui Marques, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

O centenário Clube de Albergaria está filiado em seis federações desportivas: futebol, andebol, ciclismo, ténis, badminton e caravanismo.

Sem comentários: