O dia 5 de Outubro de 1910 na Vila de Albergaria-a-Velha foi igual a tantos outros. Só no dia 6, pelas 11h00 da manhã, foi recebida a notícia da proclamação da República em Portugal, mas isto por meio de informações particulares, pois na altura as comunicações telegráficas e postais eram fracas na região. No dia seguinte, chegaram as primeiras notícias oficiais e pelas 16h15, alguns rapazes içaram uma bandeira republicana nos Paços do Concelho, atiraram alguns foguetes e a Philarmonica Albergariense percorreu as ruas da Vila. Mas será que o povo se juntou à festa?Esta obra, que resulta de um estudo profundo da época, revela dados curiosos sobre como os Albergarienses viveram a queda da Monarquia e o nascer de uma nova era, que se esperava mais próspera.
Fonte: CMA
A apresentação do livro "Albergaria-a-Velha 1910 – da Monarquia à República", da autoria dos historiadores albergarienses Delfim Bismarck Ferreira e Rafael Marques Vigário, irá decorrer no dia 6 de Novembro de 2010, pelas 17h00, no Salão Nobre dos Paços do Município de Albergaria-a-Velha.

Verba N.º18 – Prédio urbano, composto por casa de habitação de r/c e 1.º andar, dependências anexas e logradouro, com área total de 750m2, sito em Carregal C.R.P. de Albergaria-a-Velha sob o n.º 715/Branca e inscrito no artigo matricial 2678/Branca.


