sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Comemoração dos 500 anos do Foral de Angeja

http://www.cm-albergaria.pt/output_efile.aspx?id_file=28128&id_object=20710
 Entre 14 e 16 de agosto, Angeja vai transformar-se numa vila quinhentista para celebrar os 500 anos do seu foral atribuído pelo rei D. Manuel. Ao longo de três dias, os visitantes serão conduzidos numa viagem ao passado em que não irão faltar gaiteiros, malabaristas, cavaleiros, nobres e a sempre presente “arraia-miúda”.

De forma a tornar este grande evento numa verdadeira festa da comunidade, os habitantes de Angeja, desde as crianças aos idosos, foram convidados a encarnar diferentes personagens e os seus misteres, construindo, desta forma, um ambiente mais espontâneo e autêntico nos vários momentos que constam do programa.

Na quinta-feira, véspera de feriado, a feira quinhentista, com artesanato, ofícios, tabernas e animação deambulante é oficialmente aberta às 19h30. Pelas 21h30, há um concerto pela Banda Filarmónica de Angeja na Igreja Matriz e, a encerrar a noite, os visitantes poderão apreciar o cortejo noturno “Nós Somos Vida das Gentes” que inclui animação com fogo, malabarismo, danças orientais e música.

No feriado, a abertura da feira é anunciada por uma arruada de gaiteiros às 10h30. A Eucaristia na Igreja terá início meia hora mais tarde, seguindo-se um espetáculo com trampolineiros, grupo de gaiteiros e dança Sufi. À tarde (17h00), as ruas de Angeja irão ganhar um outro colorido com o tradicional cortejo que antecede a chegada da comitiva do foral. A festa continua com um concerto de música comunitária e, pelas 20h30, todos poderão apreciar o que se comia no início do século XVI na ceia quinhentista. O grupo Popularis garantirá a animação musical durante a noite (22h30).


No último dia, os gaiteiros voltam a anunciar a abertura da feira pelas 10h30. O programa da tarde arranca com um concerto pelo grupo Trabucos (15h00) e todos os participantes voltarão a reunir-se para o cortejo e o baile com danças populares medievais e quinhentistas (17h00). Antes da hora do jantar, há ainda tempo para apreciar as demonstrações do Jogo do Pau. A encerrar as comemorações, haverá concertos (Trabucos e Popularis), cuspidores de fogo, o Jogo do Pau e uma apresentação com todos os artistas.



CMA, 04/08/2014

PROGRAMA

http://www.cm-albergaria.pt/output_efile.aspx?id_file=28128&id_object=20710

Sem comentários: