terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Recolha de tradições

noticia do Diário de Aveiro
Albergaria-a-Velha participa em projeto regional de recolha de tradições

O Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha está a colaborar no projeto regional Aveiro e Albergaria ligados pela Ria, coordenado por investigadores do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro. O projeto, que partiu da iniciativa do Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas, foi um dos vencedores do primeiro Orçamento Participativo Portugal, realizado a nível nacional, em 2017.

Aveiro e Albergaria ligados pela Ria visa fazer o levantamento exaustivo das tradições socioculturais dos concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha. Esta informação detalhada será posteriormente disponibilizada às associações culturais, enriquecendo o seu espólio e permitindo um melhor trabalho de promoção das memórias e costumes junto das populações e turistas.

O Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha e o Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas assumem-se como “perpetuadores de tradições”, um papel central na manutenção e consolidação das tradições relacionadas com as festas, sons e trajes. A sua ação passa pela recolha e promoção etnográfica, num esforço de continuidade e preservação.

O Município de Albergaria-a-Velha tem apoiado o projeto em termos logísticos e de cedência de materiais. “É um projeto pioneiro, que vai ser alargado a outras regiões do País”, refere Delfim Bismarck, Vereador da Cultura. Para o autarca, estamos perante um trabalho bastante abrangente a nível cultural e etnográfico, na medida em que contempla manifestações festivas, sons e trajes. “Em boa hora Albergaria-a-Velha se associou ao projeto”, salienta.

Aveiro e Albergaria ligados pela Ria conta ainda com o apoio do Ministério da Cultura e da Direção Regional de Cultura do Centro.        

CMAAV, 30/11/2018

Apresentação dos resultados do Projeto LIRA

Dia 26 de novembro, às 14h30, no Auditório Mestre Hélder Castanheira - Auditório da Livraria
Revelação dos resultados do Projeto LIRA

A 26 de novembro, às 14h30, realiza-se, no Auditório Mestre Hélder Castanheira - Auditório da Livraria da Universidade de Aveiro (UA), o ato público de apresentação dos resultados do Projeto LIRA.

Este projeto, realizado por pesquisadores do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da UA, em parceria com o Grupo Folclórico e Etnográfico de Albergaria-a-Velha e o Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas, tem origem numa das propostas vencedoras do primeiro Orçamento Participativo Portugal realizado a nível nacional, em 2017, e tem feito o levantamento das tradições socioculturais dos concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha, com o intuito de contribuir para o enriquecimento do espólio das associações culturais dos referidos concelhos, para que estas possam continuar o trabalho de promoção das tradições junto das populações e turistas.
Esta sessão pública contará com a participação de representantes dos dois grupos parceiros, bem como da Senhora Diretora Regional da Cultura, Dra. Celeste Amaro, e com representantes da Secretaria de Estado da Cultura.

UA, 21/11/2018

(Resumo do Orçamento Participativo)

Numa região aquática, estes concelhos estão unidos pelo Rio Vouga, no seu percurso descendente para as águas do Atlântico. Vindo do Alto da Serra da Lapa, em Viseu, forma, na foz, esta bela laguna a que chamamos Ria de Aveiro. Estas águas, de múltiplos recursos, originaram o modus vivendi destas gentes.

Desde "estrada" para mercantéis e bateiras levando e trazendo o sustento do litoral para a zona serrana, à pesca, à extração de sal, à agricultura, à silvicultura e, hoje, pela sua identidade e singularidade, à motivação para uma escolha turística. Mas o turista quer mais: quer ter acesso às vivências, às artes e ofícios, à religiosidade dos seus habitantes, à sua história - à sua história sociocultural. Aqui, deverá caber às associações culturais destes concelhos, herdeiras dos saberes de outrora e da sua preservação, a função de não deixar que a tradição, as nossas raízes culturais, acabem, mas sim, contribuir para a sua manutenção e divulgação, sem esquecer a necessária inovação.

Esta é, sem dúvida, uma mais-valia para as autarquias locais, um contributo das associações para os seus serviços de cultura. As associações, nas suas diferentes valências-etnográfica e folclórica, através de cantares teatral ou audiovisual, em recriações históricas podem ter, igualmente, um papel didático e pedagógico, assim como proporcionar o relembrar de antigas vivências aos mais velhos. Unidos pelo Vouga, Aveiro e Albergaria concelhos fronteiriços, com as suas semelhanças e diferenças, constituem um produto cultural de grande riqueza, assim como um contributo científico, económico e social e de complementaridade.

Neste contexto, propomos que seja apoiado um trabalho de levantamento exaustivo das tradições socioculturais dos concelhos de Aveiro e Albergaria - dos seus trajes, ofícios, danças e cantares, cujo resultado seria disponibilizado às associações culturais, para estas poderem enriquecer o seu património tangível e intangível e promover a sua divulgação junto das populações e dos muitos turistas que cada vez mais nos visitam.

NOTA DE ANÁLISE: Previsão de custo: cerca de 50.000, considerando o levantamento de conteúdos, a implementação de plataforma de gestão e divulgação e apresentação pública, em cada um dos municípios dos resultados do projeto; Prazo de implementação após apresentação pública do projeto: 6 meses; Tempo de duração do projeto: 1 ano.

OPP 

Aveiro e Albergaria ligados pela Ria" é uma ideia do cidadão Antonino Viegas Gomes a desenvolver durante um ano

Sem comentários: