segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

O Património Azulejar de Albergaria-a-Velha

Património Azulejar do Concelho de Albergaria-a-Velha
Conhecer, Inventariar, Salvaguarda

Exposição fotográfica de Cláudia Emanuel
 
Integrada nas comemorações do Ano Europeu do Património Cultural 2018

A Biblioteca Municipal inaugurou no dia 7 de dezembro a exposição fotográfica "O Património Azulejar de Albergaria-a-Velha", de Cláudia Emanuel. A mostra pode ser apreciada até final de dezembro.

Uma equipa liderada por Cláudia Emanuel, doutoranda em Estudos do Património, elaborou uma recolha fotográfica dos imóveis com decoração azulejar, de modo a divulgá-los ao público. Para além das fachadas foram ainda inventariados, os fontanários, alminhas, cartelas, registos de santos, entre outros.

São estas fotografias que agora são divulgadas na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, e que podem ser admiradas até 31 de dezembro.       




















Nota:

A exposição fotográfica está bastante interessante com painéis dedicados individualmente a cada uma das 8 freguesias (tal como vigorou a divisão territorial até há poucos anos) e outras para todo o concelho dedicadas a "Fontanários", "Igrejas e Capelas" e "Registos".

Poderia ter sido incluída uma legenda, mesmo fora do paínel, com alguma informação adicional sobre a localização dos azulejos e dado destaque aos que tenham mais interesse histórico.

http://www.e-cultura.sapo.pt/evento/11314


Sem comentários: