segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Entrevista Diário de Aveiro


Albergaria-a-Velha: «A história local e regional é apaixonante e ensina-nos muitas coisas»

A revista “Albergue - História e Património do Concelho de Albergaria-a-Velha” acaba de atingir os dez anos de edição. Este marco foi o pretexto para uma conversa com Delfim Bismarck, diretor da publicação municipal e vice-presidente da autarquia. Ao Diário de Aveiro, diz que perscrutar o passado ajuda a «tomar as melhores decisões no presente». E assinala: «A massificação e uniformização dos territórios levará a que aqueles que preservarem a sua memória, identidade e património serão os mais diferenciados e valorizados».

Diário de Aveiro: Considera que o propósito que levou à criação da revista “Albergue” foi alcançado, agora que a­tin­giu a primeira década de publicação?

Delfim Bismarck: Sim, sem dúvida. A missão a que nos propusemos desde o primeiro número, há uma década, de criar uma edição que servisse de veículo de inventariação, preservação, valorização e divulgação da história e do património do concelho de Albergaria-a-Velha não se esgotou. Todos os anos somos surpreendidos com artigos sobre as temáticas mais diversificadas, que nos lembram de como há ainda tanto por fazer. Para além disso, esta publicação continua a ser um local de excelência onde aqueles que se dedicam ao estudo da história e do património do concelho e da região podem editar os resultados dos seus estudos, fomentando e incentivando, assim, o aparecimento de mais e melhores trabalhos de investigação.

Leia a notícia completa na edição em papel.

TEXTO DE RUI CUNHA, Dário de Aveiro, 04/11/2023

1 comentário:

yt disse...

https://novos-arruamentos.blogspot.com/?m=1