terça-feira, 14 de novembro de 2023

Rede de Embaixadores Empresariais

O Município apresentou, no dia 17 de maio de 2023, a Rede de Embaixadores Empresariais de Albergaria-a-Velha, uma das ações da Estratégia para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico de Albergaria-a-Velha – “Albergaria 2030”. Este grupo informal é composto, na sua primeira fase, por empresários de 33 empresas de referência do Concelho, que se evidenciam pelo forte impacto económico em termos regionais e nacionais e pela sua representatividade internacional.

A Rede de Embaixadores Empresariais tem como principais objetivos divulgar os fatores de atratividade económica do Município e incentivar e dinamizar a economia local; intensificar a atratividade do Município de Albergaria-a-Velha para a instalação de novas empresas e unidades industriais; promover o desenvolvimento de atividades económicas, de alto valor acrescentado e de cariz tecnológico, que potenciem o crescimento do PIB do Município, as exportações e o emprego qualificado; representar o Município de Albergaria-a-Velha em missões empresariais de grande relevância; colaborar no desenvolvimento de ações de promoção do ecossistema empreendedor local com enfoque no empreendedorismo verde, inovação tecnológica, inovação social e economia circular, valorização dos produtos e recursos locais e sua biodiversidade; e acompanhar/monitorizar a implementação do Plano Estratégico para o Empreendedorismo e Desenvolvimento Económico – “Albergaria 2030”.

O projeto do Município, que será alargado no futuro a mais empresas, foi bastante elogiado pelos empresários presentes, na medida em que se apresenta bem estruturado e com ações concretas, demonstrando a aposta da Câmara Municipal no desenvolvimento das empresas e do território. António Loureiro, Presidente da Câmara Municipal, realçou que a estratégia municipal não é um plano fechado e que a Autarquia agradece os contributos das empresas e a partilha das suas preocupações. Assim, o objetivo é reunir a Rede de Embaixadores duas vezes por ano, de forma a monitorizar os progressos. “Queremos, com o vosso sucesso, promover o território de Albergaria-a-Velha”, afirmou António Loureiro.

De acordo com os últimos dados oficiais disponíveis, o Município de Albergaria-a-Velha tem 2789 empresas, que empregam 7404 pessoas. O volume de negócios, em 2021, foi de 1 275 777 080 euros e o volume de exportações, no mesmo ano, foi de 538 357 220 euros, o que faz com que o Município ocupe o 34.º lugar a nível nacional em termos de volume de exportações. Salienta-se, ainda, que existem 31 empresas PME Líder, 17 empresas PME Excelência e 2 empresas PME Excelência Turismo.

Rede de Embaixadores Empresariais de Albergaria-a-Velha (1.ª fase)

- ACUSTEKPRO – Pedro Teixeira

- AGNER SERVICE – António Ferreirinha/ Jiancarlo Piaz

- AMBIGROUP – João Candeias

- AVEICELLULAR – Carlos Aguiar

- BIOFLORESTAL – Vítor Frias

- BIMBO – Nuno Nogueira

- CUTBRIK TOOLS – Fernando Abreu

- CASA DOS LEITÕES – Paula Oliveira

- DURIT – Flausino Silva

- FISOLA – Samuel Coelho

- FLEXACO – Valter Matias

- FUNCIONAL – António Morais

- GROHE PORTUGAL – João Brás

- HELIROMA – José Estima

- J. NADAIS – INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE MADEIRAS – Joaquim Nadais

- JADE CREACTION – Almudena Parga/ Cristophe

- LARUS – Pedro Martins Pereira

- M.C. RIOS – Carlos Rios

- METALUSA INDUSTRIAL – Alberto Cravo

- MOMENTO NUMÉRICO – José Rodrigues

- O2A – AUTOADESIVOS – António Almeida

- PALBIT – Jorge Ferreira

- PLANIFLEX – INDÚSTRIA DE COLCHÕES – João Valente

- POLIVOUGA – INDÚSTRIA DE PLÁSTICOS – Daniel Barros/Tiago Barros

- PORTOPAL – MADEIRAS DE DERIVADOS – Jorge Nadais

- PRIFER – TECNICAL MOLDS – Carlos Neves

- Q PROVIDER – Poul Jansen

- QUIMIALMEL – QUÍMICOS E MINERAIS – Joaquim Soares

- SOLAR DO CONDADO – Marisa Almeida

- SOTAVINHOS – Fernando Tavares

- TRANSBRANCA – TRANSPORTES - Humberto Ferreira / Paula Ferreira

- UNIMADEIRAS – Jorge Loureiro

- VALART – Valdemar Coutinh

Sem comentários: