quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Arciprestado de Albergaria-a-Velha

A Diocese de Aveiro foi restaurada em 24-08-1938. Passou a englobar oitenta e duas freguesias de dez concelhos, desmembrados das Dioceses de Coimbra (Águeda, Anadia, Aveiro, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos), do Porto (Albergaria-a-Velha, Estarreja e Murtosa) e de Viseu (Sever do Vouga). Dom António Francisco dos Santos , o actual Bispo, tomou posse da Diocese de Aveiro em 8 de Dezembro de 2006.

ARCIPRESTADO DE ALBERGARIA-A-VELHA

Em termos de organização religiosa, o arciprestado tem oito paróquias que correspondem às oito freguesias civis, sendo servido pelos padres Valdemar Costa (Branca; com a colaboração de P.e Manuel Marques Dias e P.e Cirne; este último é o capelão da Casa Diocesana); Luís Filipe Dias (Vale Maior e Ribeira de Fráguas); e Querubim Silva e Manuel Dinis (Unidade Pastoral de Albergaria, que comporta as paróquias de Albergaria-a-Velha, Angeja, Frossos, São João de Loure e Alquerubim). Colabora na paróquia de Albergaria o diácono permanente Reinaldo Barnabé. P.e Querubim Silva é o arcipreste. (Correio do Vouga, 30/10/2008)

As paróquias de Albergaria-a-Velha, Alquerubim, Angeja, Frossos e S. João de Loure estão constituídas em unidade pastoral, desde Setembro de 2003.

As outras paróquias são Santa Eulália de Vale Maior, S. Tiago de Ribeira de Fráguas e S. Vicente da Branca.

Quatro das oito Paróquias de Albergaria não tiveram nenhum sacerdote depois da restauração da diocese em 1938.

RELIGIOSOS

Por Albergaria-a-Velha passaram nomes como o P.e José Maria Domingues, o P.e Fausto Oliveira, o P.e Matos ou o P.e Francisco Nunes Teixeira, mas tarde bispo de Quelimane.

O P.e Raul esteve 52 anos em Ribeira de Fráguas. Em 2003 foi inaugurado um busto por ocasião da recuperação da Antiga Igreja Matriz de Ribeira de Fráguas. Também é lembrado no lugar do Sobreiro onde está sepultado.

O P.e Conde tem uma estátua e um Largo com o seu nome, na Branca.

Outros nomes poderiam aqui ser referidos.

Nomeações recentes:

O P.e Manuel Dinis Marques Tavares foi nomeado, em 2007, Pároco "in solidum" ( párocos com igual responsabilidade) de Santa Cruz de Albergaria-a-Velha, de Santa Marinha de Alquerubim, de Nossa Senhora das Neves de Angeja, de S. Paio de Frossos e de S. João de Loure. Sucedeu ao Padre Vítor Gabriel Valente dos Santos (nomeado em 2006).

Ao abrigo de um "acordo missionário" entre dioceses, tem colaborado em paróquias de Albergaria (Albergaria, Alquerubim, Frossos, S. João de Loure e Angeja) nomes como o P.e Pelágio Faz Tomás e o P.e Tiago Kassoma.

P.e Luís Filipe da Costa Dias (M.C.C.J.), com a anuência do Superior Provincial do Instituto dos Missionários Combonianos, Pároco de S. Tiago de Ribeira de Fráguas e de S.ta Eulália de Vale Maior. (Em 25 de Julho de 2008) O P.e Francisco Melo esteve 13 anos em S.ta Eulália de Vale Maior e S. Tiago de Ribeira de Fráguas.

Sem comentários: